SãO PAULO (SP) — Após a revelação de uma fraude que causou um prejuízo de R$ 6,3 bilhões, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta sexta-feira (9) como iniciará o processo de reembolso dos pagamentos.
A medida será tomada como forma de garantir a restituição dos valores descontados de forma indevida de milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. O pagamento, que será realizado por meio da conta do benefício, seguirá algumas regras.
Nesta semana o INSS revelou que os cidadãos que sofreram com descontos serão notificados da cobrança na folha de pagamento do benefício.
Segundo o INSS, o comunicado será emitido pela plataforma oficial do órgão federal que está disponível no Meu INSS.
Dessa forma, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que os aposentados devem ficar atentos caso recebam comunicados por outro meio.
“O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS”, destacou o presidente do Instituto por meio de comunicado oficial.
Veja como funcionará o reembolso do INSS:
- De acordo com o INSS, caso receba a notificação o aposentado ou pensionista deverá solicitar a devolução do dinheiro;
- Esse pedido também deverá acontecer por meio do aplicativo do Meu INSS;
- Além disso, o aposentado ou pensionista que preferir também poderá usar o telefone 135 para abrir a solicitação;
- Em seguida, o sistema irá gerar uma cobrança para a entidade responsável pelo desconto;
- A organização terá quinze dias úteis para comprovar se possuia autorização para o desconto.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, caso a autorização não seja comprovada, o valor será restituído para o aposentado ou pensionista.
Dessa forma, o dinheiro será liberado por meio da conta do benefício do cidadão prejudicado com o desconto irregular.