SãO PAULO (SP) — Após a descoberta de uma frase bilionária nos pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o órgão federal de segurança para liberação de recursos. Com a atualização, novos descontos de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas foram bloqueados.
A medida de segurança foi tomada para evitar descontos indevidos nos pagamentos dos segurados do INSS. Agora, quem quiser ter o consignado liberado precisará seguir uma nova regra.
“Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício”, diz a medida publicada pelo INSS.
A alteração é válida para novos empréstimos firmados a partir deste mês de maio. Dessa forma, os consignados que já estão ativos não deverão ser afetados pela mudança imposta pelo INSS.
Confira a nova regra para liberação do consignado do INSS:
- Segundo o portal de notícias G1, novos consignados só serão liberados por meio da biometria do segurado;
- A regra já estava sendo aplicada para alguns beneficiários do INSS;
- No entanto, com a nova orientação, agora elas serão ampliadas para todos os aposentados e pensionistas;
- A liberação biométrica deverá ser realizada de forma obrigatória por meio da plataforma do meio INSS no momento o desbloqueio do empréstimo consignado;
- Somente após a etapa o crédito será liberado para consulta ou um novo contrato;
- A medida busca aumentar a segurança dos aposentados e pensionistas, evitando assim a realização de descontos indevidos nos pagamentos do INSS.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o cuidado é essencial já que o consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do cidadão.
Ou seja, quando o contrato é firmado, o pagamento das parcelas consignado passa a ser realizado de forma automática sem precisar de novas liberações dos aposentados ou pensionistas.