Estudos científicos defendem que seu corpo muda totalmente ao remover ou reduzir a quantidade de carne na dieta. A escolha, tem um impacto direto em sua saúde cardiovascular.

Um levantamento recente analisou como mudanças alimentares impactam os níveis de colesterol e insulina.
Publicado no BMC Nutrition, o estudo contou com 94 adultos com idade entre 25 e 45 anos. Um dos principais pontos, é que veganos e flexitarianos apresentam melhores indicadores de saúde em relação aos onívoros.
Uma dieta com base em plantas e a saúde do coração
Este estudo, considerou três grupos entre os adultos convidados: veganos, flexitarianos e onívoros. Assim, os participantes preencheram questionários sobre seus hábitos alimentares, além de se submeterem a exames de sangue.
Resultados, no entanto, apontam níveis mais baixos de colesterol total e LDL entre veganos e flexitarianos. Além disso, esses grupos mostraram níveis reduzidos de insulina, quando estão em jejum, o que é um indicador positivo para menor risco de diabetes e saúde cardiovascular robusta.
Os efeitos de uma dieta onívora aliada a maus hábitos alimentares
Uma das questões que valem mencionar, é que o estudo também avaliou o efeito de alimentos além das carnes. Assim, revelou que o grupo de onívoros demonstrou tendências a consumir mais doces, álcool e laticínios.
⚠ Estes hábitos, somados ao alto consumo de carne vermelha, aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.
Estudos anteriores destacam que dietas ricas em proteínas animais podem elevar o risco de aterosclerose, evidenciando a importância de mudanças dietéticas.
Como você pode melhorar a saúde do coração?
Para otimizar a saúde cardiovascular, fica a recomendação para adotar uma dieta que priorize alimentos vegetais, reduzindo carnes e processados.
Além disso, a substituição de gorduras saturadas por fibras e grãos integrais é uma estratégia reconhecida entre nutricionistas.
Importante também é promover educação alimentar, encorajando escolhas saudáveis e conscientes para uma vida melhor.
Sem dúvida, entender melhor como reduzir o consumo de carne, pode te ajudar a transformar sua saúde cardiovascular.
Apesar de não ser tão fácil de seguir, é importante se lembrar dos benefícios das dietas baseadas em plantas e como isso impacta sua saúde do coração.