Comissão aprova AUMENTO do limite de pontos da CNH; descubra quem pode se beneficiar

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Uma votação recente aprovou o aumento do limite de pontos da CNH, mas apenas para uma categoria. O texto também autoriza que os condutores participem de um curso de reciclagem para eliminarem alguns pontos. Descubra se você pode se beneficiar dessa novidade.

Comissão aprova AUMENTO do limite de pontos da CNH; descubra quem pode se beneficiar
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou no final de abril um projeto que aumenta o limite de pontos da CNH. Assim alguns condutores teriam a Carteira Nacional de Habilitação suspensa em mio tempo. Com a aprovação o texto deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Aumento do limite de pontos da CNH

  • O texto aprovado foi um substituto à proposta anterior.
  • Anteriormente o limite de pontos seria ampliado para 120, porém, ao emitir parecer favorável, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), mudou o limite de pontos para 80.
  • Atualmente o limite é de 40 pontos.

“Não queremos nada fora da lei. O que se mudou nos últimos anos é que são muitas lombadas eletrônicas que temos nas rodovias. O motorista de caminhão precisa ser visto de outra forma. É muito injusto que perca a habilitação com apenas 40 pontos. Também sou motorista de caminhão e sei das dificuldades que enfrentam no dia a dia. Essa mudança não tira a responsabilidade do motorista”, explicou o Senado, segundo a Agência Senado.

Curso de reciclagem

Além do aumento de pontos, o projeto também define que ao atingirem 30 pontos o motorista poderá fazer um curso de reciclagem com 12 meses de duração. Assim eles têm a oportunidade de eliminarem 30 pontos da CNH.

A adesão ao curso será opcional, informou o Senado, porém, em todas as situações o motorista ainda será multado. As duas medidas são válidas para os motoristas profissionais apenas.

Lila Cunha, especialista do FDR, ensina como tirar a CNH de graça.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.