Receita Federal emite comunicado para todos os contribuintes que já entregam o Imposto de Renda de 2025

ARAGUARI, MG — A restituição do Imposto de Renda de 2025 é aguardada com grande expectativa por milhões de brasileiros, que esperam receber a devolução o quanto antes. No entanto, o cronograma deste ano pode surpreender muitos, trazendo algumas mudanças importantes. Embora muitos acreditem que antecipar o envio da declaração acelere o pagamento, isso não é verdade. 

Receita Federal emite comunicado para todos os contribuintes que já entregam o Imposto de Renda de 2025. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A Receita Federal segue uma fila organizada por critérios como idade, saúde, profissão e o tipo de declaração enviada. A restituição do Imposto de Renda de 2025 refere-se ao reembolso de valores pagos a mais durante o ano, devido a deduções legais, como despesas com saúde, educação e previdência. 

Quando o contribuinte informa corretamente esses gastos, a Receita Federal recalcula os tributos devidos. Caso haja um saldo positivo, o valor é devolvido diretamente na conta bancária do contribuinte ou por meio do Pix. Esse processo garante que o dinheiro pago em excesso seja reembolsado de forma ágil e eficiente.

Vale a pena antecipar o envio da declaração do Imposto de Renda de 2025?

No Imposto de Renda de 2025, enviar a declaração mais cedo não assegura prioridade nos primeiros lotes, mas aumenta a previsibilidade e diminui o risco de cair na malha fina. Contribuintes bem organizados também têm mais chances de corrigir erros antes que se tornem um problema.

Para acelerar o processo de restituição, é fundamental declarar logo, aproveitar a declaração pré-preenchida e cadastrar a chave Pix. Essas ações são as mais eficazes para garantir um reembolso mais rápido em 2025.

Prazo final da declaração do Imposto de Renda de 2025

A entrega da declaração do Imposto de Renda começou em 17 de março e segue até 30 de maio. Até a última atualização, a Receita Federal registrou 19,7 milhões de declarações, representando 42,6% do total esperado de 46,2 milhões. Contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888 em 2024 devem regularizar sua situação com o Fisco. 

Quem perder o prazo estará sujeito a multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do valor devido. O primeiro lote de restituição será liberado no dia 30 de maio, com os demais sendo pagos em 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

Prioridade na restituição do Imposto de Renda de 2025

Têm prioridade na restituição do Imposto de Renda:

  • Contribuinte com idade igual ou superior a 80 anos;

  • Idade igual/superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;

  • Contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério;

  • Contribuinte que utilizaram, ao mesmo tempo, a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por Pix;

  • Utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix;

  • Demais contribuintes.

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda de 2025?

Todo contribuinte que, ao final do processamento de sua declaração, apresentar saldo de imposto pago a maior tem direito à restituição. Isso inclui tanto aqueles que tiveram imposto retido na fonte quanto os que efetuaram pagamentos de carnê-leão ou outras formas de antecipação do imposto.​

Calendário de pagamentos da restituição do IR de 2025

A restituição do Imposto de Renda 2025 será paga em cinco lotes, nas seguintes datas:​

  • 1º lote: 30 de maio de 2025​;

  • 2º lote: 30 de junho de 2025​;

  • 3º lote: 31 de julho de 2025;

  • 4º lote: 29 de agosto de 2025;​

  • 5º lote: 30 de setembro de 2025.​

Quando a consulta do 1º lote da restituição será aberta?

O 1º lote da restituição do IR será pago no dia 30 de maio. Sendo assim, a consulta atualizada ficará disponível na semana anterior à transferência do pagamento. Confira a seguir, o passo a passo da consulta:

  1. Acessar a página de consulta: Abra a página destinada à consulta da restituição do IRPF, disponível pelo computador ou celular, na semana anterior ao pagamento.

  2. Preencher os dados solicitados: Insira o número do CPF e a data de nascimento. Depois, verifique se o “ano de exercício” está marcado como “2025”.

  3. Verificação de segurança: Complete a verificação “sou humano”, como medida de segurança.

  4. Realizar a consulta: Clique no botão “consultar” para acessar as informações.

  5. Resultados da consulta: Se for contemplado no primeiro lote, aparecerão os detalhes sobre o pagamento e os dados da conta onde o valor será depositado. Caso não tenha sido incluído no primeiro lote, a mensagem “em fila de restituição” será exibida.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.