Com esta nova opção de transporte, o Governo de São Paulo, têm como meta aliviar o trânsito nas estradas e oferecer uma solução sustentável e rápida deslocamento.
A viagem promete ser mais ágil, principalmente, em comparação ao mesmo percurso, feito de carro entre as cidades. Neste caso, o deslocamento hoje pode levar mais de 110 minutos.
Nova integração e impactos na economia
Com um investimento de aproximadamente R$ 10 bilhões, o TIC Eixo Oeste visa, sobretudo, modernizar a infraestrutura ferroviária. Ao todo, a linha terá 100 quilômetros de extensão. E terá duas opções de operação:
- Parador;
- Expresso.
A implementação incluirá a construção de estações renovadas e a aquisição de uma frota moderna. Além disso, o projeto prevê integrações futuras com outras linhas metropolitanas para aumentar a conectividade.
Segundo estimativas, a nova linha tem o potencial de beneficiar aproximadamente 50 mil passageiros por dia, enquanto alivia também o tráfego nas rodovias.
O modelo de parceria público-privada é uma estratégia para atrair investimentos privados.
Essa abordagem pretende viabilizar a criação de um transporte público eficiente, além de promover o desenvolvimento econômico nas regiões atendidas.
Um projeto promissor para a mobilidade
O planejamento do trem ultrarrápido em São Paulo vai além do trajeto São Paulo e Sorocaba, uma vez que, abrange outras rotas, como o TIC Campinas ─ TIC Eixo Norte.
Esse projeto, portanto, é parte de uma visão mais ampla de expansão ferroviária estatal.
A consulta pública do projeto está aberta até junho de 2025. Após esse período, o governo definirá o plano de concessão e fará o leilão.
Uma vez concluída, a implementação do trem ultrarrápido em São Paulo iniciará um novo capítulo na mobilidade urbana da região.