VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Ainda não declarou o Imposto de Renda? Então, corra, ainda dá para entrar no 1º Lote da Restituição. Porém, para receber a devolução já neste mês você precisa enviar seus dados até a próxima sexta-feira, 09/05. Entenda melhor essa situação.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Quem entregar a Declaração do IRPF até a próxima sexta-feira, 09/05, tem a oportunidade de entrar no 1º lote da Restituição. De acordo com a Receita Federal, a cada 10 declarações, 7 têm direito à devolução de valores, talvez a sua também tenha.
A restituição acontece quando a Receita Federal identifica que o contribuinte pagou impostos a mais do que deveria. Sendo assim, o valor excedente é devolvido.
Como entrar no 1º lote da Restituição?
- O primeiro lote da restituição será pago no dia 30 de maio, data que também encerra o prazo de entrega das declarações.
- De acordo com O Globo, a Receita afirma que as declarações entregues até 9 de maio têm maiores chances de serem inseridas no 1º lote.
- Porém, não há garantias de que os contribuintes serão atendidos já nesta primeira rodada.
- Ao todo serão cinco lotes de restituição, com possibilidade de lotes residuais, destinados às declarações que caírem na malha fina.
Mudança na prioridade na restituição 2025
Agora quem usar a declaração pré-preenchida e escolher a restituição via PIX terá prioridade no pagamento da restituição. Até então a prioridade era adotada para quem usasse uma das duas opções, portanto a prioridade em 2025 ficou definida da seguinte forma:
- Idade igual ou superior a 80 anos
- Idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e pessoas com doença grave
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e que optaram por receber a restituição por PIX
- Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX
Laura Alvarenga, especialista do FDR, apresenta o calendário oficial de restituição 2025.