Com a crescente digitalização dos serviços públicos, os motoristas precisam redobrar a atenção para não cair em golpes e pagar taxas de veículos indevidas.
Afinal, é cada vez mais comum ver golpistas criando sites falsos que imitam os portais oficiais do Detran. O objetivo, claro, é enganar quem precisa quitar taxas obrigatórias, como licenciamento e IPVA.

O que fazer se você suspeitar de golpe
É importante ter o faro atento para não cair em golpes e pegar taxas além das que são realmente necessárias. Mas se você desconfiar de algum golpe, o mais importante é agir rapidamente. Como?
Comece registrando um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Além disso, guarde todos os comprovantes e faça capturas de tela das páginas que você acessou.
Com este estes elementos, você tem provas que ajudam nas investigações e podem evitar que outras pessoas sejam vítimas.
Além disso, compartilhe essas informações com amigos e familiares. A conscientização também é uma ferramenta de prevenção.
Sempre opte pelos canais oficiais!
O primeiro passo para evitar golpes ao pagar taxas de veículos é sempre usar canais oficiais. Isso significa acessar diretamente o site do Detran do seu estado, verificando se o endereço termina com “.gov.br”.
Você também pode contar com os aplicativos oficiais. Por outro lado, sempre desconfie de links que chegam por e-mail, WhatsApp ou SMS, já que o Detran não envia boletos por esses meios.
Antes de concluir um pagamento, um cuidado quase que universal, seja por boleto ou Pix, é conferir o nome do beneficiário, o CNPJ e o banco.
Como identifico um site falso? Com atenção
Na internet, é preciso se atentar em diferentes lugares, como, por exemplo, caixa de entrada de e-mail, ligações telefônicas e até no WhatsApp.
Uma prática comum dos golpistas é enviar mensagens nestes canais, prometendo descontos ou condições muito vantajosas. Desconfie sempre!
Aliás, ao fazer uma pesquisa online, a recomendação é para evitar e observar bem antes de clicar nos primeiros links patrocinados. Isso porque eles podem levar a sites fraudulentos.
Outro cuidado importante é verificar os dados do boleto ou da chave Pix antes de fazer um pagamento. Certifique-se de que eles pertencem a um órgão público estadual. Não transfira valores para CNPJs desconhecidos ou chaves aleatórias.