Cuidado para não cair em golpes e pegar taxas de veículos com estas dicas

Com a crescente digitalização dos serviços públicos, os motoristas precisam redobrar a atenção para não cair em golpes e pagar taxas de veículos indevidas.

Afinal, é cada vez mais comum ver golpistas criando sites falsos que imitam os portais oficiais do Detran. O objetivo, claro, é enganar quem precisa quitar taxas obrigatórias, como licenciamento e IPVA.

Um rapaz na garagem preocupado para não cair em golpes e pagar taxas de veículos
Cuidado para não cair em golpes e pegar taxas de veículos com estas dicas ─ Imagem: Geração/FDR

O que fazer se você suspeitar de golpe

É importante ter o faro atento para não cair em golpes e pegar taxas além das que são realmente necessárias. Mas se você desconfiar de algum golpe, o mais importante é agir rapidamente. Como?

Comece registrando um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Além disso, guarde todos os comprovantes e faça capturas de tela das páginas que você acessou.

Com este estes elementos, você tem provas que ajudam nas investigações e podem evitar que outras pessoas sejam vítimas.

Além disso, compartilhe essas informações com amigos e familiares. A conscientização também é uma ferramenta de prevenção.


Sempre opte pelos canais oficiais!

O primeiro passo para evitar golpes ao pagar taxas de veículos é sempre usar canais oficiais. Isso significa acessar diretamente o site do Detran do seu estado, verificando se o endereço termina com “.gov.br”.

Você também pode contar com os aplicativos oficiais. Por outro lado, sempre desconfie de links que chegam por e-mail, WhatsApp ou SMS, já que o Detran não envia boletos por esses meios.

Antes de concluir um pagamento, um cuidado quase que universal, seja por boleto ou Pix, é conferir o nome do beneficiário, o CNPJ e o banco.


Como identifico um site falso? Com atenção

Na internet, é preciso se atentar em diferentes lugares, como, por exemplo, caixa de entrada de e-mail, ligações telefônicas e até no WhatsApp.

Uma prática comum dos golpistas é enviar mensagens nestes canais, prometendo descontos ou condições muito vantajosas. Desconfie sempre!

Aliás, ao fazer uma pesquisa online, a recomendação é para evitar e observar bem antes de clicar nos primeiros links patrocinados. Isso porque eles podem levar a sites fraudulentos.

Outro cuidado importante é verificar os dados do boleto ou da chave Pix antes de fazer um pagamento. Certifique-se de que eles pertencem a um órgão público estadual. Não transfira valores para CNPJs desconhecidos ou chaves aleatórias.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.