VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Desde novembro do ano passado o Banco Central vem implementando mudanças no PIX para pagar boletos. As novas regras estão mudando a forma como os consumidores fazem os pagamentos. Entenda melhor agora, no FDR.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O Banco Central tem feito mudanças no PIX para pagar boletos, deixando a transação ainda mais rápida. Apesar disso, de a intenção ser melhorar o sistema, ainda tem gente temendo pelo fim do pagamento instantâneo. Descubra a verdade por traz das novidades do BC.
O PIX para pagar boletos vai acabar?
- Não, o Banco Central não planeja acabar com o pagamento via PIX.
- Porém, em novembro do ano passado o BC implementou uma importante novidade.
- Agora as transações com valores a partir de R$ 200 só podem ser feitas em celulares e computadores previamente cadastrados.
- Inicialmente essa medida pode gerar certo desconforto, afinal, você vai precisar cadastrar o seu aparelho celular.
- Porém, ela foi adotada para trazer mais segurança para o pagamento instantâneo.
- Assim você garante que é realmente o titular da conta quem está fazendo a transação.
- Em outras palavras, evita que seja vítima de golpes.
Novidade no PIX
- Neste ano o BC lançou o PIX parcelado, assim você pode dividir suas compras através de uma linha de crédito oferecida pelo banco.
- Assim você parcela a sua compra, mas o comerciante recebe integralmente na hora, é bom para você e para quem vende.
- Em outubro deste ano o reembolso PIX deve ficar mais fácil, com a contestação sendo feita diretamente pelo app do banco
- E tem mais, em 2026 o BC deve permitir o uso do PIX como garantia de empréstimos, isso deve fazer com que a aprovação da linha de crédito seja mais rápida.
- Contudo, esse recurso deve estar disponível apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, os consumidores pessoa física não devem aproveitar essa função.
De acordo com Laura Alvarenga, especialista do FDR, uma novidade pode começar a valer em breve, a transição do Vale-alimentação para o PIX.