VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Enquanto os lotes deste ano ainda não foram iniciados, a Receita Federal segue fazendo os pagamentos referentes ao ano passado. Porém, tem gente recebendo a restituição do Imposto de Renda abaixo do esperado. Descubra agora o que pode ter acontecido.

exato do seu pagamento
Imagem: FDR
Alguns contribuintes podem ter percebido a restituição do Imposto de Renda abaixo do esperado. Essa situação, apesar de não ser a mais comum, realmente acontece. Inclusive, poderia ser evitada pelo próprio contribuinte durante a declaração.
Por que recebi a restituição do Imposto de Renda abaixo do esperado?
- Erros ou omissão de rendimentos no momento da declaração;
- Alteração na tabela de alíquotas do IRPF, o que pode fazer com que você pague mais imposto, resultando em uma restituição menor;
- Escolha pelo desconto simplificado de até 20%;
- Várias fontes pagadoras sem o ajuste adequado do Imposto de Renda pode resultar no pagamento de mais imposto por parte do contribuinte, ou seja, uma restituição menor.
- Em algumas dessas situações a declaração pode acabar caindo na malha fina, nesse caso o pagamento da restituição só acontece quando a situação é regularizada.
Como calcular a restituição do Imposto de Renda?
- Some todos os seus rendimentos tributáveis anuais;
- Calcule as deduções legais que você tem direito; Lila Cunha, especialista do FDR, explica quais são essas deduções do IRPF;
- Subtraia o valor das deduções totais do valor dos seus rendimentos tributáveis;
- Aplique a alíquota segundo a tabela do IRPF 2025;
- Subtraia a parcela a deduzir segundo a faixa de renda;
- Por fim subtraia o Imposto de Renda devido do total do Imposto Retido na fonte ao longo do ano. Se o resultado for positivo, ele corresponde à sua restituição.
Lembrando que esse cálculo é apenas uma estimativa do valor da restituição do IRPF.