URGENTE: Caixa faz comunicado decisivo para quem recebe Bolsa Família esta semana

SALESóPOLIS, SP — Quem foi incluso no calendário de pagamentos do Bolsa Família desta semana precisa estar atento aos comunicados da Caixa Econômica. Devido ao feriado nacional programado para acontecer nos próximos dias, o banco mudou seu funcionamento.

caixa
URGENTE: Caixa faz comunicado decisivo para quem recebe Bolsa Família esta semana
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

 

O próximo feriado nacional é do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. O calendário de pagamentos do Bolsa Família já terminou nesta quarta-feira (30), com o último grupo sendo contemplado. 

Isso significa que o Dia do Trabalhador não vai influenciar no calendário do programa social, porém atrapalha quem quiser sacar o benefício em mãos, ou tem um boleto programado para ser pago no dia 1º de maio. 

A Caixa Econômica alerta os beneficiários que pretendem receber a quantia em mãos, pois os bancos estarão fechados nesta quinta-feira. 

Como movimentar o valor do Bolsa Família no feriado?

Quem precisa usar o dinheiro do Bolsa Família no feriado tem algumas opções de uso. No entanto, caso tenha algum problema com a Caixa Econômica não vai conseguir resolver nesta quinta-feira. 

A agência bancária só volta a funcionar na sexta-feira, 2 de maio, que é considerado como o primeiro dia útil do mês. 

Neste intervalo, os valores podem ser movimentados por:

  • PIX – funciona 24h por dia, em qualquer dia da semana, inclusive feriado;
  • Cartão de débito;
  • Saque no caixa eletrônico. 

Calendário de pagamentos do Bolsa Família para maio 

O calendário de pagamentos do Bolsa Família em maio começa no dia 19. Serão pelo menos dez dias úteis para que a Caixa Econômica consiga pagar todos. 

Um dia por vez os grupos recebem o auxílio, com base no último dígito do NIS (Número de Inscrição Social). 

Número final do NIS Data de pagamento
1 19 de maio
2 20 de maio
3 21 de maio
4 22 de maio
5 23 de maio
6 26 de maio
7 27 de maio
8 28 de maio
9 29 de maio
0 30 de maio

A única forma de driblar esse calendário escalonado é morando em uma cidade onde foi decretada situação de calamidade pública. Neste caso, o governo antecipa o pagamento para o primeiro dia do calendário, independente do final do NIS. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com