Segurados do INSS recebem comunicado importante para 2025; veja o que muda

Os segurados do INSS devem ficar atentos às novas regras que passam a valer em 2025 para a realização da prova de vida. O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou mudanças no procedimento, com o objetivo de torná-lo mais simples e automatizado, reduzindo a necessidade de deslocamentos até agências.

Segurados do INSS recebem comunicado importante
para 2025; veja o que muda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Com a atualização do processo, muitos segurados do INSS terão a vida facilitada, já que a comprovação será feita, na maioria dos casos, de forma automática. O sistema cruza dados com outras bases públicas e privadas para confirmar se o beneficiário continua ativo, eliminando, assim, a obrigatoriedade do comparecimento presencial.

Quais segurados do INSS precisam fazer prova de vida?

Apesar da modernização, alguns beneficiários ainda precisarão realizar o procedimento por conta própria. Isso acontece quando o sistema não encontra registros recentes de atividades do cidadão em serviços públicos, como consultas médicas, renovação de documentos ou vacinação.

Nesses casos, há duas formas de cumprir a exigência:

  • Pelo aplicativo Meu INSS, com reconhecimento facial;
  • Presencialmente, em uma agência do INSS ou banco parceiro, com agendamento prévio.

O prazo para realizar a prova de vida continua sendo de até 10 meses após o mês de aniversário. Caso o procedimento não seja feito, o benefício poderá ser bloqueado temporariamente, até que a situação seja regularizada.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, também explica mais detalhes sobre a prova de vida.

Como funciona a prova de vida digital?

A versão digital da prova de vida é possível para quem tem biometria cadastrada em órgãos como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no Detran. O reconhecimento facial permite que o processo ocorra remotamente, garantindo segurança e agilidade ao usuário.

Alguns bancos que têm convênio com o INSS também disponibilizam a prova de vida em seus próprios aplicativos, utilizando a biometria digital para validar a identidade do beneficiário.