ATENÇÃO: Golpe usa nome do INSS para roubar dinheiro — veja como não cair nessa armadilha

SALESóPOLIS, SP — Além de terem sofrido com desconto indevido do seu dinheiro, os aposentados e pensionistas ainda estão sendo vítimas de outro golpe. Os bandidos estão usando uma falsa promessa de devolução do dinheiro desviado para na verdade roubar esse público. 

inss
ATENÇÃO: Golpe usa nome do INSS para roubar dinheiro — veja como não cair nessa armadilha (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Na semana passada foi descoberto que associações e organizações que representam aposentados e pensionistas desviaram R$ 6,3 bilhões das folhas de pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre 2019 e 2024.

A CGU (Controladoria Geral da União) entrevistou mais de 1 mil pessoas, e 97% delas disseram não reconhecer o desconto feito em seu salário. A investigação também contou com a Polícia Federal e segue em andamento. 

Diante dos fatos, agora os aposentados e pensionistas estão recebendo um e-mail com a promessa de facilitar o ressarcimento dos valores cobrados destas pessoas. Uma reportagem do g1 apurou o caso, e garantiu que a mensagem é falsa. 

Como reconhecer o golpe contra aposentados do INSS?

O primeiro passo para reconhecer que a mensagem, na verdade, se trata de um golpe é perceber que não existe forma de agilizar o ressarcimento do valor desviado. 

O INSS, por meio de uma ordem do Ministério da Previdência Social, já cancelou todos os contratos de acordo com organizações e associações que representam os aposentados e pensionistas. 

Isso significa que não haverão mais descontos a partir de maio deste ano. O governo também prometeu devolver os valores descontados em abril no pagamento de maio. 

O Ministério da Previdência Social ainda publicou uma notícia na Agência de Notícias do governo alertando sobre o golpe. 

“O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para não acessarem link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”, diz o comunicado. 

Qualquer mensagem que faça promessas que não foram citadas pelo governo devem gerar preocupação e desconfiança. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com