SãO PAULO (SP) — Maior programa habitacional do país, o Minha Casa Minha Vida permite que os cidadãos brasileiros tenham acesso facilitado a casa própria. Recentemente, o Governo Federal anunciou a liberação de casas de graça para alguns brasileiros.
Para tal, o Governo Lula aumentou o total de casas que serão disponibilizadas para os brasileiros. O comunicado foi realizado pelo ministro das Cidades, Jader Filho.
De acordo com o ministro, a expectativa é de que cerca de 3 milhões de casas sejam liberadas para os brasileiros até o final do ano de 2026. O número representa o total liberado durante o Governo Lula, iniciado no ano de 2023.
“O presidente Lula lançou a meta de 2 milhões de unidades habitacionais. Nós já estamos chegando a 1,5 milhão de unidades contratadas no Brasil. Nós aumentamos essa meta para 2,5 milhões. Já ampliamos a meta que ele criou. E com a geração do Minha Casa, Minha Vida Classe Média, nós vamos chegar perto de 3 milhões de unidades habitacionais, o que será um recorde em 4 anos”, afirmou o ministro em comunicado oficial do Governo Federal.
Minha Casa Minha Vida irá liberar casas de graça para inscritos no CadÚnico:
- Recentemente, o Governo Federal anunciou a liberação de residências para os brasileiros que vivem em situação de rua;
- As casas serão liberadas sem custo para o grupo, já que o financiamento será 100% pago pelo Governo Federal;
- Segundo o Governo Lula, a medida deverá priorizar inicialmente um total de 38 municípios;
- A lista inclui todas as capitais brasileiras e cidades com mais de 100 mil pessoas cadastradas como sem moradia;
- Para tal, serão usados os dados do CadÚnico;
- Por isso, é essencial que as famílias mantenham os cadastros devidamente atualizados.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, além da liberação das residências para as pessoas em situação de rua, o Governo Federal também ampliou os financiamentos por meio do Minha Casa Minha Vida.
Agora, o financiamento também estará disponível para as famílias que tem uma renda mensal de R$ 12 mil.