SãO PAULO (SP) — O empreendedor brasileiro que possui cadastro como MEI pode contar com uma série de benefícios. Recentemente, o Governo Federal liberou uma nova ferramenta para quem é MEI.
A função, que está disponível por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (PGMEI), permite que o MEI realize o pagamento simplificado dos seus débitos.
De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, a nova função foi criada com o objetivo de poupar o tempo e simplificar a vida do microempreendedor.
Para tal, ela irá permitir que os empreendedores que são MEIs realizem o pagamento dos impostos de forma simplificada, utilizando apenas um documento de arrecadação.
“Essa é mais uma entrega de grande valor para a Receita Federal e para a sociedade. Representa um avanço importante no cumprimento das obrigações fiscais, ao permitir a consolidação de vários períodos em um único documento de arrecadação. Com isso, simplificamos significativamente a regularização dos contribuintes MEI, que não precisarão mais emitir e pagar cada DAS individualmente”, afirmou o gerente da Divisão de Negócios responsável pelo tema MEI no Serpro, Yuri Bassakin.
Saiba como funcionará a nova função do MEI:
- Antes do lançamento da nova função, o MEI precisava realizar a geração e os pagamentos dos boletos de forma mensal;
- Agora, a novidade disponível no programa de arrecadação permite que o MEI gere um único Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagar vários meses de impostos;
- O documento poderá conter tanto documentos de arrecadação já vencidos, quanto os que estão para vencer;
- Além disso, também será possível realizar o pagamento antecipado de guias de arrecadação que ainda estão em aberto;
- Dessa forma será possível resolver as pendências de forma simplificada.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a nova ferramenta também deverá ajudar a reduzir as chances de erros os esquecimentos por parte do MEI.
Vale lembrar que, ao realizar o pagamento sem atrasos, o MEI garante uma série de benefícios, incluindo a possibilidade de se aposentar.
Por isso, é essencial que o microempreendedor fique em dia com suas obrigações.