A Receita Federal começou a liberar nesta semana a consulta ao novo lote residual de restituições do Imposto de Renda referente ao mês de abril. A consulta contempla mais de 279 mil contribuintes em todo o país e tem um valor total destinado ao pagamento de aproximadamente R$ 339,6 milhões.

lote da restituição; saiba se você está na lista. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Grande parte do montante liberado pela Receita Federal será destinado a pessoas com prioridade legal no recebimento da restituição, como idosos, professores e contribuintes com doenças graves, além de quem optou por recursos digitais como a declaração pré-preenchida ou o recebimento via PIX.
Quem está na lista de restituição da Receita Federal?
Dentre os beneficiados neste lote, cerca de R$ 180 milhões serão pagos a grupos considerados prioritários. Estão incluídos:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência física ou mental, ou que enfrentam moléstias graves;
- Trabalhadores cuja principal fonte de renda vem do magistério;
- Quem optou por entregar a declaração com o modelo pré-preenchido ou escolheu o recebimento via PIX.
Além desses, pouco mais de 31 mil contribuintes que não se encaixam em categorias de prioridade também receberão os valores neste lote.
A especialista Daniele Gomes, colaboradora do FDR, explica detalhes de novo golpe envolvendo o nome da Receita Federal.
Como consultar se sua restituição está disponível?
Para verificar se você está entre os contemplados, é preciso acessar o site oficial da Receita Federal e entrar na área “Meu Imposto de Renda”. Lá, basta clicar em “Consultar a Restituição” para ter acesso às informações. Também é possível acessar o extrato detalhado da declaração no portal e-CAC, o que permite identificar eventuais pendências e fazer retificações, se necessário.
Este lote é parte dos pagamentos residuais, voltado a contribuintes que ficaram fora de lotes anteriores por alguma pendência ou retificação, mas que agora estão com tudo em dia. Por isso, mesmo quem já havia declarado e ainda não havia recebido deve ficar atento à consulta.