Nesta semana, os brasileiros foram surpreendidos com uma operação da Polícia Federal que identificou uma série de fraudes com descontos indevidos feitos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com a descoberta, até o então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, foi demitido. Veja como identificar se você teve algum desconto indevido e como resolver o problema.
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
A operação da PF aconteceu em 32 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. Foram executados 211 mandados de busca e apreensão. Seis prisões provisórias foram determinadas e cinco foram presas.
Muitas das entidades que realizavam os descontos não tinham estrutura física, funcionários ou serviços reais. As assinaturas eram forjadas para simular a autorização de aposentados e pensionistas para se associarem às organizações. Com as assinaturas falsificadas, as entidades conseguiam autorização para descontar mensalidades diretamente dos benefícios pagos pelo INSS.
O prejuízo é estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. As cobranças indevidas afetaram majoritariamente aposentados de baixa renda. O INSS suspendeu os descontos de mensalidades dessas entidades nos benefícios. Apenas descontos com autorização biométrica serão permitidos.
As informações são do G1.
Como saber se tive valores indevidos descontados do meu benefício do INSS?
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Acesse o app ou site Meu INSS;
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Faça login com CPF e senha do Gov.br;
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Clique em “Extrato de benefício”;
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Clique sobre o número do benefício;
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O extrato será disponibilizado na tela;
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Verifique se possui descontos de mensalidades associativas.
Como excluir a cobrança indevida e bloquear novos descontos do meu benefício do INSS?
- Acesse o app ou site Meu INSS ou ligue para a central 135.
- Faça login com CPF e senha do Gov.br.
- Clique em “Novo pedido”.
- Digite “Excluir mensalidade” na busca.
- Selecione o serviço correspondente.
- Leia as orientações e siga os passos da tela.
Para bloquear, siga esse passo a passo:
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Acesse o Meu INSS.
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Faça login com CPF e senha do Gov.br.
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No campo de busca, digite “Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”.
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Clique no serviço/benefício listado.
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Leia e siga as instruções da tela.
Dica extra: também é possível reclamar direto com a associação e solicitar o estorno dos valores descontados indevidamente.
Danielle Gomes, especialista do FDR, comenta sobre o INSS, confira.