SãO PAULO (SP) — Um comunicado enviado nesta semana pela Receita Federal tem gerado apreensão entre muitos contribuintes brasileiros. Isso porque o aviso traz detalhes sobre um novo golpe que tem enganado milhares de cidadãos em todo o país.

Usando uma técnica chamada de spoofing, os criminosos enviam mensagens em nome da Receita Federal. No entanto, o aviso é falso e tem o objetivo apenas de roubar recursos dos contribuintes.
Para tal, os criminosos imitam as mensagens oficiais que costumam ser enviadas pela Receita Federal.
Com o objetivo de tornar as mensagens mais convincentes, os golpistas conseguem fazer com o que o remetente do email seja o mesmo endereço oficial usado pela Receita: atendimentorfb.08@rfb.gov.br.
No entanto, de acordo com o portal de notícias Exame, o email oficial da instituição não é usado para o envio de alertas ou cobranças.
Saiba como funciona o novo golpe com nome da Receita Federal:
- Segundo o órgão, o email costuma conter um aviso sobre a necessidade de regularização de supostas “pendências fiscais”;
- A técnica é usada para causar urgência entre os contribuintes e levar ao pagamento sem checagens;
- O email fraudulento também traz um link para o qual o contribuinte é encaminhado para realizar a suposta regularização da situação fiscal;
- Para tal, é preciso que o contribuinte realize um pagamento que na realidade será encaminhado diretamente para o golpista;
- Por isso, a recomendação é de que o cidadão sempre desconfie do modelo de mensagem.
Além disso, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o cidadão sempre deve verificar o seu status diretamente com o órgão antes de realizar qualquer tipo de pagamento.
A checagem pode ser realizada por meio do site oficial da Receita Federal na opção de verificar pendências.
Caso conte alguma irregularidade, o cidadão deve agendar o seu atendimento e, em nenhum caso, realizar pagamentos por meio de links enviados por email em nome da Receita Federal.