SALESóPOLIS, SP — Por uma ordem da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) todos os boletos que têm vencimento marcado para esta segunda-feira (21) não terão cobrança de juros, caso sejam pagos até amanhã (22).

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O Banco Central e a Febraban não compensam boletos bancários que vencem em feriado nacional. Como esta segunda-feira (21) é comemoração do Dia de Tiradentes, todos os bancos e instituições financeiras seguem a mesma ordem nacional.
Na realidade, o feriado começou ainda na sexta-feira (18) quando aconteceu a Sexta-feira da Paixão. Isso significa que desde sexta não há compensação de boletos, e que até mesmo as guias que venceram no dia 18 ainda podem ser pagas na terça-feira (22).
O que acontece com os boletos que vencem no feriado?
Os boletos que possuem vencimento marcado para os dias 18, 19, 20 ou 21 de abril terão o mesmo funcionamento. Feriados nacionais e finais de semana seguem um padrão nacional de compensação. Isso significa que:
- Os pagamentos de boletos feitos em feriados nacionais ou finais de semana não são compensados naquele dia;
- Os valores só caem na conta do recebedor no próximo dia útil que será 22 de abril;
- Por conta disso, não há cobrança de juros para quem optar por fazer o pagamento no dia 22 que será o próximo dia útil.
O mesmo vale para transferências feitas via TED, os valores não vão cair no dia de feriado.
O que continua funcionando nos bancos durante o feriado?
Durante cinco dias, de sexta a segunda-feira, uma série de serviços ficaram interrompidos. Enquanto isso, outras mantiveram seu funcionamento pleno a fim de não desestabilizar os serviços financeiros.
Não funcionam
- Atendimentos nas agências (gerência, pagamento nos guichês, contratação de serviços);
- Pagamento de boletos, a compensação só volta no dia útil seguinte;
- TED.
Continuam funcionando
- PIX;
- Internet banking;
- Recarga de celular;
- Central de atendimento dos bancos.
A interrupção de serviços só vale para feriados nacionais, isso significa que para feriados estaduais e municipais mesmo que não haja funcionamento das agências bancárias daquela região todo o sistema financeiro continua disponível;.