Viagem no feriadão? Governo emite alerta para todos os brasileiros

SãO PAULO (SP) — Um comunicado emitido nesta semana pelo Ministério do Turismo pegou de surpresa muitos brasileiros que pretendem viajar para aproveitar o feriadão.

Viagem no feriadão? Governo emite alerta para todos os brasileiros. (Imagem: Pexels/Reprodução)

Com a chegada do período de feriado prolongado, muitos brasileiros já estão com as malas prontas para aproveitar o descanso. No entanto, para quem comprou pacotes de viagens com a Hurb, isso poderá ser um problema.

Isso porque a empresa de turismo teve o seu cadastro cancelado. Dessa forma, a empresa agora está proibida de realizar a venda de qualquer pacote de turismo.

Entenda o cancelamento da autorização da Hurb:

  • De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, a medida foi tomada após uma avaliação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon);
  • Durante o processo, o órgão federal observou a falta de capacidade da empresa de continuar operando no Brasil;
  • Inicialmente, foram suspensas as vendas de pacotes flexíveis;
  • Em seguida, o cadastro no Ministério do Turismo foi cancelado;
  • Os fiscais constataram que, apesar das oportunidades para se adequar, a empresa não conseguiu ajustar a operação.

“A Senacon não negocia com má-fé, omissão e desrespeito ao consumidor brasileiro, e a medida do Ministério do Turismo é necessária e coerente com os fatos”, afirmou o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a empresa já enfrenta diversas denúncias sobre o descumprimento dos contratos vendidos. 

O alto volume de reclamações foi responsável pelo início da fiscalização e medida tomada pelo Governo Federal.

Atualmente, o cidadão que se sentir prejudicado pode realizar uma denúncia por meio do Procon para garantir os seus direitos.

“O cancelamento do cadastro no Cadastur reforça que não é admissível operar no mercado de turismo sem cumprir requisitos legais e respeito ao consumidor. A proteção ao cidadão está no centro das políticas públicas”, completou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.