SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado nesta semana pelo Governo Federal trouxe alegria para diversos brasileiros que agora poderão contar com um importante benefício.

Utilizado como porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem de 2025 deverá ser realizado no final do ano. No entanto, alguns brasileiros não precisarão pagar nada para realizar a prova.
Isso porque os estudantes que são concluintes do ensino médio técnico poderão realizar o Enem de forma gratuita.
De acordo com o Governo Federal, isso engloba os estudantes dos institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), do Colégio Pedro II e de escolas técnicas vinculadas a universidades.
Dessa forma, os alunos poderão economizar os R$ 85 que seriam usados para o pagamento da taxa de inscrição no exame nacional.
Saiba como garantir o benefício:
- De acordo com o comunicado do Governo Federal, para contar com a isenção é preciso que o estudante realize o pedido na página de inscrição do exame;
- A solicitação deverá ser realizada até o dia 25 de abril;
- Segundo o MEC, o resultado da isenção deverá ser divulgado no dia 12 de maio;
- O benefício também está disponível para os seguintes grupos:
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
- Alunos que realizaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas que estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, caso o aluno tenha se inscrito para o Enem 2024 e faltado a prova, ele precisará justificar a ausência para pedir uma nova isenção.
Esse pedido também precisa ser feito na Página do Participante do Enem 2025. O prazo para apresentar a justificativa será encerrada no dia 25 de abril.