Muitos trabalhadores formais desconhecem uma cláusula comum nos contratos de consignado CLT: caso percam o emprego, os bancos podem descontar o valor das parcelas diretamente de contas bancárias, aplicações financeiras ou até do FGTS, caso as garantias iniciais não sejam suficientes para cobrir a dívida.

dívida do consignado CLT; veja o que diz o contrato. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Esse modelo de crédito, voltado a quem atua com carteira assinada, apresenta desconto na folha de pagamento, mas pode gerar surpresas em situações de demissão. Nos contratos de consignado CLT, a autorização para débito em contas pessoais é uma prática prevista por diversas instituições financeiras, o que pode comprometer a organização financeira do trabalhador em momentos delicados. As informação são da Folha de S.Paulo.
Dívida do consignado CLT
Ao ser desligado do emprego, o desconto automático do salário é interrompido. No entanto, as cláusulas contratuais preveem outras formas de garantir o pagamento. Alguns bancos utilizam parte do saldo do FGTS, da multa rescisória e até recursos disponíveis em contas correntes ou poupanças para quitar a dívida pendente.
Em instituições como a Caixa Econômica Federal, o cliente autoriza previamente o débito em qualquer conta vinculada ao seu CPF. No caso do Nubank, os contratos permitem o desconto direto de valores de contas ou investimentos na instituição. Já no Santander, além das contas salário e corrente, o banco pode lançar mão do cheque especial, se o saldo for insuficiente.
Apesar de ser uma prática legal, o trabalhador pode não perceber esses detalhes se não ler o contrato com atenção. Por isso, é essencial revisar todas as cláusulas antes da contratação.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica como consignado CLT libera crédito de até R$ 3 mil para trabalhador com nome sujo.
Dicas antes de contratar
Antes de optar por essa linha de crédito, é fundamental:
- Ler o contrato com atenção, especialmente as cláusulas de inadimplência;
- Confirmar a taxa de juros e se existem outros encargos embutidos;
- Avaliar o impacto do desconto mensal no orçamento;
- Verificar se há venda casada e solicitar a exclusão de produtos não desejados.