Alerta Pix: Descubra como o vírus que rouba dados age e PROTEJA seu dinheiro AGORA

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Os jogos com prêmios sedutores podem esconder um vírus que rouba dados do PIX. Geralmente as pessoas só percebem o golpe quando é tarde demais. Mas, com essas dicas do FDR você pode se precaver e ficar atento.

Alerta Pix: Descubra como o vírus que rouba dados age e PROTEJA seu dinheiro AGORA
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Alerta para quem usa PIX no pagamento de suas contas: um novo vírus rouba dados bancários está infectando os celulares em todo o país. O trojan, software malicioso, se esconde em aplicativos aparentemente inofensivos. Para atrair as vítimas os jogos, geralmente, oferecem prêmios.

Esse é só o começo do processo que pode roubar seus dados sem que você perceba; descubra agora como se proteger.

Vírus rouba dados do PIX

O alerta é da CNN Brasil, segundo a reportagem o software malicioso infecta os celulares roubando todo o dinheiro da sua conta. Isso tudo de forma sútil e rápida, quando você percebe é tarde, já foi vítima.

Segundo os especialistas da Kapersky no Brasil esse golpe é uma espécie de evolução da “Mão Fantasma”, golpe que já foi até alvo de matérias no FDR.

De acordo com a empresa, o trojan se esconde em um aplicativo falso, que se disfarça de um app popular, o que acaba atraindo as vítimas. E pior, esses aplicativos também estão disponíveis nas lojas oficiais.

Como acontece o golpe?

A vítima instala um aplicativo que acredita ser um jogo. É como se o golpe acontecesse com a autorização da vítima. Isso porque na instalação do app é solicitada autorização de acessibilidade ao aparelho. Essas mensagens são exibidas até que a vítima aceite, justamente pela insistência a pessoa acaba aceitando.

O golpe pode acontecer com o celular ligado ou desligado. E se engana quem pensa que o reconhecimento facial ou a biometria inibem o golpe. O vírus é tão elaborado que ele espera que você faça o debloqueio do aparelho para fazer uma transferência e pronto, lá se vai o seu dinheiro.

“Quando um PIX é feito, o malware ATS irá bloquear a tela na etapa “processando transferência”. Enquanto a pessoa espera, o vírus vai clicar em “voltar” e alterar o destinatário e o valor da transferência. Essa troca ocorre rapidamente, justamente porquê todo o processo foi automatizado. Quando a tela retorna para o correntista colocar a senha, a troca foi feita. Por isso a sensação de que há o redirecionamento”, explicou Fabio Marenghi, da Kaspersky no Brasil, segundo a CNN.

Como evitar o vírus que rouba pix?

Os especialistas da Kaspersky dão algumas dicas importantes para você se proteger do golpe, confira:

1 – Baixe apps apenas da loja oficial

Mesmo que os apps falsos estejam até mesmo nas lojas oficiais é mais difícil ser vítima de um golpe nos aplicativos baixados através delas. Além disso, as políticas da Apple Store e Play Store envolvem a exclusão dos apps identificados como falsos.

2 – Nunca dê a permissão de acessibilidade

A permissão de acessibilidade foi criada para as pessoas que tenham alguma limitação física. Sendo assim, se você não possui nenhuma, jamais dê essa autorização.

3 – Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores vai te proteger de diversos golpes e até em casos de roubo ou perda do celular.

4 – Use aplicativos de segurança

Assim como você precisa de recursos de segurança no seu computador, no celular também vai precisar. E detalhe, é bom escolher um bom aplicativo.

Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta sobre as últimas mudanças no PIX.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.