SãO PAULO (SP) — Disponível para trabalhadores brasileiros que possuem vínculo formal de emprego, o empréstimo consignado para CLT pode ser simulado ou até mesmo contratado online.
No entanto, os trabalhadores que realizaram a simulação de empréstimo consignado para CLT devem ficar atentos. Isso porque, após realizar a simulação pelo aplicativo da carteira de trabalho digital, alguns cidadãos estão recebendo mensagens de bancos.
A mensagem está sendo enviada diretamente no WhatsApp dos trabalhadores e traz informações sobre a disponibilidade do consignado.
No entanto, segundo o portal de notícias InfoMoney, o envio da oferta do empréstimo fora do ambiente da carteira de trabalho digital pode representar uma ilegalidade.
Isso porque, atualmente, o Governo Federal só permite a liberação de ofertas dentro da plataforma. As opções são enviadas para os trabalhadores em até 24 horas após a simulação.
Em seguida, caso o cidadão deseje, ele deve entrar em contato com o banco escolhido e fechar o contrato. Dessa forma, as ofertas realizadas fora desse padrão podem representar um uso indevido dos dados.
Assim,a recomendação é de que os trabalhadores se mantenham atentos e sigam o passo a passo recomendado pelo Governo Federal.
Entenda como funciona o empréstimo consignado para CLT:
- A oferta de crédito é liberada para o trabalhador que possui vínculo formal de emprego;
- Isso porque o desconto das parcelas do empréstimo é realizado diretamente na folha de pagamento do trabalhador;
- Além disso, o crédito é liberado com garantia do FGTS;
- Dessa forma, quanto maior o saldo presente no fundo de garantia, maiores os valores disponibilizados pelas instituições.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a contratação deve ser realizada sempre diretamente no aplicativo da carteira de trabalho digital.
A opção está disponível na aba de empréstimos. Ao clicar, o trabalhador pode realizar a simulação informando quanto deseja receber e em quantas parcelas pagar, o que garante maior praticidade.