Descubra por que você pode ter um super prejuízo se fechou pacote de viagem com esta empresa

Se você tem uma viagem programada, é bom ficar de olho: a agência de viagens online Hurb (antigo Hotel Urbano) foi suspensa pelo Procon Carioca. A decisão veio após o descumprimento de diversas medidas cautelares e a continuidade de infrações contra os próprios clientes. 

Descubra por que você pode ter um super prejuízo se fechou pacote de viagem com esta empresa
Imagem: Freepik

 

Segundo as informações do Portal IG, caso a empresa não cumpra as determinações, poderá ser multada em R$10 mil por dia.  A Hurb chegou a entrar com um pedido de revogação da suspensão, mas o Procon negou na última segunda-feira (14), mantendo a punição.

O que causou a suspensão das atividades dessa empresa? 

A decisão não foi um caso isolado. A Secretaria Nacional de Políticas de Turismo também anunciou o cancelamento do cadastro da Hurb com base na violação dos artigos 9 e 23 da Lei nº 12.974/2014, que rege os serviços de agências de turismo. A motivação: quebra de contratos e acordos de prestação de serviços.

Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) retomou o processo administrativo contra a Hurb, que já havia sido iniciado em 2023 após centenas de consumidores ficarem desassistidos por conta de pacotes promocionais não honrados. 

Na época, a empresa firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o que levou à suspensão temporária do processo. No entanto, como não houve avanços na negociação, a Senacon decidiu pela retomada da investigação.

A decisão do Procon Carioca determina que a Hurb deve:

  • Regularizar pelo menos 90% das reclamações registradas nas plataformas PROConsumidor e Consumidor.gov dentro de 30 dias;

  • Apresentar um plano de contingência, incluindo garantias financeiras reais, como seguro-garantia, caução bancária ou relatório que comprove capacidade financeira e operacional;

  • Comunicar ostensivamente a suspensão dos serviços nos seus canais oficiais, bem como informar as medidas tomadas para normalizar o atendimento.

Apesar das notificações anteriores, a empresa não tomou nenhuma providência efetiva para melhorar o atendimento ao consumidor. Inclusive, foi observada uma piora considerável na qualidade do serviço.

Somente em 2024, o Procon Carioca registrou 1.971 reclamações contra a empresa. Em 2023, foram 4.812 registros, um salto de mais de 2.200% em relação a 2022, quando houve 208 queixas. 

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre opções para viajar no feriadão, confira.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).