SALESóPOLIS, SP — Depois de alguns dias os brasileiros voltam a ter acesso a um feriadão. São dois feriados nacionais que se juntam ao final de semana, e por isso afetam o funcionamento dos bancos. Mas não são todos os serviços bancários que ficarão interrompidos.
O feriado da Sexta-feira Santa vai coincidir com o feriado de Tiradentes neste ano. Nem sempre isso acontece, porque a semana Santa muda a cada novo ano.
Por isso, muitas empresas públicas e privadas ficarão de portas fechadas entre a sexta-feira (18) e a segunda-feira (21). Entre estas empresas os bancos de todo país.
Seguindo a ordem que vem da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), todas as agências estarão fechadas, sem atendimento ao público. Só fica disponível o atendimento no caixa eletrônico que funciona até às 22h.
Funcionamento dos bancos na semana Santa
O funcionamento dos bancos será interrompido primeiro pela sexta-feira Santa, depois pelo feriado de Tiradentes.
No entanto, no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, as agência só voltam a funcionar no dia 24 de abril porque dia 23 é feriado em comemoração a São Jorge.
Isso significa que os bancos também pausam seu atendimento em feriados municipais e estaduais. Porém, os sistemas de pagamento, vencimento de boletos e outros, mantém seu funcionamento.
O cronograma dos próximos dias incluem:
- Segunda a quinta-feira (14 a 17 de abril): funcionamento normal;
- Sexta-feira (18 de abril): não há funcionamento;
- Sábado e domingo (19 e 20 de abril): não há funcionamento;
- Segunda-feira (21 de abril): não há funcionamento.
O que continua funcionado nos bancos durante o feriado?
Durante cinco dias, de sexta a segunda-feira, uma série de serviços ficam interrompidos. Enquanto isso, outras mantém seu funcionamento pleno a fim de não desestabilizar os serviços financeiros.
Não funcionam
- Atendimentos nas agências (gerência, pagamento nos guichês, contratação de serviços);
- Pagamento de boletos, a compensação só volta no dia útil seguinte;
- TED.
Continuam funcionando
- PIX;
- Internet banking;
- Recarga de celular;
- Central de atendimento dos bancos.