VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Atenção, pais e responsáveis, a caderneta da saúde da criança agora está disponível também na versão digital. Essa é mais uma novidade anunciada pelo Ministério da Educação. Com o acesso fácil você pode acompanhar como está a saúde do seu folho.

veja como acessar
Foto: Rafael Nascimento/MS
O Ministério da Saúde anunciou que a caderneta de saúde da criança foi digitalizada. Agora você acessa as informações sobre a saúde do seu filho pela internet em alguns minutos. No documento é possível conferir informações sobre vacinação e até receber alertas sobre as próximas doses.
Caderneta de saúde da criança digital
De forma inédita os pais terão um documento digital sobre a vacinação de seus filhos. Assim é possível manter o esquema de imunização atualizado. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o novo recurso traz praticidade e facilidade para a vida dos brasileiros.
“São duas novidades que vêm com a caderneta digital, duas grandes vantagens para os pais. A primeira é o simples fato de ela existir: aquela situação em que o pai ou a mãe chega à unidade de saúde ou à escola e esquece a caderneta física, agora está resolvida — ela estará disponível no aplicativo. A outra é que a caderneta digital terá mensagens ativas, ou seja, vai enviar alertas para o responsável informando que chegou a hora de vacinar ou de tomar uma dose de reforço”, explicou o ministro.
A caderneta digital faz parte da transformação digital do SUS, que vem deixando os procedimentos relacionados à saúde mais modernos, interativos e acessíveis.
Por outro lado, a versão digital não substitui a caderneta física, que ainda vai ser distribuída nas unidades de saúde. Com o novo documento a família é ainda mais ativa no cuidado com a saúde das crianças.
“Por exemplo, é possível registrar que um dentinho está para cair. Essa informação fica salva no aplicativo e, no dia da consulta, mesmo que a caderneta física tenha sido esquecida, ela estará acessível para os profissionais de saúde. Pai, mãe e responsáveis terão, na palma da mão, dados importantes sobre a criança, que poderão ser apresentados durante o atendimento e também compartilhados com outros serviços de saúde, se necessário”, explica a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas.
veja como acessar
Imagem: FDR
Como acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança
O acesso é feito através do sistema Meu SUS Digital, no entanto, é necessário que a criança tenha uma conta Gov.br. Após criar uma para o seu filho é só seguir os passos abaixo:
Escolha entre instalar o app, disponível para iOS e Android ou usar a versão web, pelo site oficial;
- Abra o app ou site;
- Acesse a sua conta Gov.br;
- Acesse a Caderneta da Criança;
- Na tela inicial, vá até a seção Miniapps;
- Selecione a opção miniapp “Caderneta da Criança”;
- Clique em “Adicionar nova criança”;
- Leia e aceite o Termo de Responsabilidade;
- Informe o CPF da criança e a senha da conta Gov.br dela;
Depois da validação a criança estará vinculada à sua Conta Gov.br e você vai poder acompanhar todo os dados de vacinação da criança.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, apresenta uma novidade anunciada pelo SUS que beneficia toda a população.