Comunicado do INSS é emitido para aposentados que receberam a mais na revisão da vida toda

Uma boa notícia para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que receberam a mais na revisão da vida toda: o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que eles não precisarão devolver os valores a mais da aposentadoria. Entenda a decisão. 

Comunicado do INSS é emitido para aposentados que receberam a mais na revisão da vida toda
Imagem: FDR

 

No ano passado, a tese de correção da revisão da vida toda do INSS foi derrubada pela Corte, impossibilitando os aposentados e pensionistas do INSS de entrarem na justiça. Por maioria dos votos, o recurso não poderá mais ser usado para aumentar o valor da aposentadoria do INSS. 

Segundo o jornal O Globo, a discussão de agora girava em torno da polêmica de revisão da vida toda, ação que discutia que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores no período anterior a julho de 1994 poderiam ser consideradas no cálculo das aposentadorias, o que poderia aumentar os rendimentos dos beneficiários. 

Entenda a decisão sobre a revisão da vida toda do INSS

O que é a revisão da vida toda?

A ação buscava incluir no cálculo da aposentadoria todas as contribuições previdenciárias feitas antes de julho de 1994, o que aumentaria os benefícios de parte dos aposentados.
Em 2022: O STF considerou constitucional o mecanismo da “revisão da vida toda”.

Nos anos seguintes: O tribunal mudou de posição, decidindo que os segurados não podem escolher o cálculo mais vantajoso, prejudicando a tese da revisão.

Muitos beneficiários conseguiram decisões favoráveis em primeira instância e passaram a receber aposentadorias maiores, com base na revisão. Houve mais de 140 mil ações judiciais pedindo a revisão da vida toda.

Danielle Gomes comenta sobre a revisão da vida toda, confira

Decisão do STF

O STF decidiu, por unanimidade, que os segurados do INSS não precisarão devolver valores recebidos a mais devido à “revisão da vida toda”.

Os segurados também não poderão ser cobrados por custas processuais nem honorários advocatícios.

INSS

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.

Ao todo, cerca de 28% dos brasileiros recebem algum pagamento do INSS. 

Outras informações estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).