Saiba como receber prioridade no pagamento da restituição do IRPF este ano

SALESóPOLIS, SP — Existem possibilidades de adiantar o pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para os primeiros lotes. Para isso é preciso ser considerado como um contribuinte com prioridade legal, ganhando preferência na fila

imposto de renda
Saiba como receber prioridade no pagamento da restituição do IRPF este ano
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) será transferido para as contas no dia 31 de maio. Neste dia devem ser contemplados, principalmente, aqueles que têm prioridade legal e que enviaram a declaração no início do prazo.

Embora ter prioridade não signifique que vai receber logo no primeiro lote, pelo menos garante que se a Receita Federal tiver que selecionar entre o seu pagamento e do contribuinte sem preferência, o seu com certeza será pago antes. 

Quem tem prioridade na restituição do IRPF 2025?

A novidade da restituição do Imposto de Renda deste ano é que o contribuinte que escolher enviar a declaração pré-preenchida e optar por receber a restituição via PIX terá prioridade maior. 

Até o ano passado essas opções davam direito a prioridade, mas bastava escolher entre uma das alternativas. Hoje, quem fizer as duas escolhas vai subir um degrau acima dos demais. 

A classificação de prioridade segue a ordem:

  1. idosos acima de 80 anos;
  2. idosos entre 60 e 79 anos;
  3. contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  4. contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  5. contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida e, simultaneamente, optarem por receber a restituição via PIX.
  6. contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 seguiu a mesma ordem do ano passado. O primeiro depósito do cronograma começa na mesma data em que acontece o fim do prazo da declaração, ou seja, 30 de maio. 

Uma semana antes do depósito é possível consultar se foi incluso no lote daquele mês. Por exemplo, a partir do dia 23 de maio a Receita Federal vai liberar as consultas de quem vai receber no dia 30 de maio.  

  • Primeiro lote: 30 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 20 de agosto;
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com