Governo alerta: antecipação do saque-aniversário do FGTS vai passar por mudanças inéditas

SãO PAULO (SP) — Direito dos trabalhadores brasileiros que possuem a carteira assinada, o FGTS representa uma importante poupança. Atualmente, diversas modalidades de saque do Fundo de Garantia estão disponíveis. No entanto, o Governo Federal planeja uma importante mudança em uma delas.

Governo alerta: antecipação do saque-aniversário do FGTS vai passar por mudanças inéditas. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O foco na alteração que está sendo avaliada pelo Governo Federal é na possibilidade de antecipação do saque aniversário do FGTS.

Disponibilizada por vários bancos no Brasil, a antecipação permite que o cidadão realize a retirada antes do mês do seu aniversário. Dependendo da instituição, essa antecipação pode ser de até alguns anos de saque.

Porém, segundo o Jornal O Globo, essa antecipação deverá passar a ser restrita em breve.

A ideia é que o número de parcelas que podem ser antecipadas sejam reduzidas. No entanto, ainda não existe uma definição sobre o novo limite.

Governo oferece consignado para CLT como alternativa para antecipação do FGTS:

  • Lançado recentemente pelo Governo Federal, o modelo de empréstimo consignado para CLT pode ser uma opção para a antecipação do FGTS;
  • Isso porque a modalidade oferece crédito com uma baixa taxa de juros, o que permite melhores condições para o trabalhador;
  • A modalidade também conta com garantia do FGTS, o que também auxilia na liberação de menores taxas de juros para quem efetua a contratação;
  • Atualmente é possível contratar o consignado de forma simplificada, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  • A plataforma permite ainda que o cidadão simule as taxas de juros e prestações que serão pagas;
  • Na visão do Governo Lula, a oferta dessa modalidade de consignado deverá reduzir a demanda pela antecipação do FGTS.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é essencial que quem está em busca de alguma das modalidades de crédito fique atento no momento da contratação.

Isso porque, no caso do consignado para CLT, por exemplo, o desconto das parcelas é efetuado diretamente na folha de pagamento. Dessa forma, o cidadão passará a ter o salário comprometido com o valor das parcelas.

 

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.