Governo emite comunicado que afeta o trabalhador brasileiro

SãO PAULO (SP) — Com o objetivo de oferecer maiores benefícios para os trabalhadores brasileiros, o Governo Federal anunciou nesta semana que deverá realizar a liberação de uma nova medida para facilitar o acesso ao crédito com juros baixos.

Governo emite comunicado que afeta o trabalhador brasileiro. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Após o lançamento da modalidade de crédito do trabalhador, opção que disponibiliza consignado para quem é CLT, outro lançamento deverá ser realizado.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o objetivo é aumentar a oferta de crédito com baixo custo para os trabalhadores brasileiros que tem a carteira de trabalho assinada.

“Sem querer antecipar medidas, mas estamos construindo uma solução muito elegante, que preserva o direito do trabalhador a crédito barato, isso é um direito do cidadão, mas, ao mesmo tempo, reserva o estoque de poupança para fomentar o investimento”, afirmou o ministro para a Agência Brasil.

Crédito consignado para CLT já está disponível

  • Atualmente, uma opção de crédito com menores juros já está disponível para os trabalhadores brasileiros;
  • Se trata do Crédito do Trabalhador que oferece uma taxa menor do que as que costumam ser praticadas para outros modelos de empréstimo como crédito pessoal, por exemplo;
  • A redução está disponível por conta da oferta de garantia do FGTS;
  • Além disso, como a cobrança das parcelas é realizada diretamente na folha de pagamento, os bancos contam com uma garantia de pagamento;
  • A existência das garantias possibilita a redução de juros, ponto importante para o consumidor que deseja realizar a contratação do empréstimo;
  • Para quem se interessa pelo modelo de consignado, é possível realizar a simulação e contratação online;
  • Para tal, é necessário que o cidadão utilize o aplicativo da carteira digital de trabalho.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é importante também que o trabalhador leve em consideração o valor total a ser pago.

Isso porque, como o desconto é feito na folha de pagamentos, o impacto no orçamento pode ser significativo.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.