Pouca gente sabe mas, esses são os lugares que te ajudam a declarar o Imposto de Renda 2025 e sem pagar nada

SãO PAULO (SP) — Observar todos os detalhes antes de realizar o envio da declaração do Imposto de Renda pode ser um desafio para muitos contribuintes brasileiros. No entanto, o que pouca gente sabe é que alguns contadores oferecem esse serviço de forma gratuita.

Pouca gente sabe mas, esses são os lugares que te ajudam a declarar o Imposto de Renda 2025 e sem pagar nada

O profissional especializado em realizar o envio da declaração do Imposto de Renda pode trazer uma ajuda essencial para quem encontra dificuldades em preencher o documento.

Além disso, contar com a ajuda profissional também pode auxiliar o cidadão a receber maiores ganhos caso tenha direito ao pagamento da restituição, por exemplo.

Por isso, quem ainda não tem experiência em prestar contas com a Receita Federal ou está com medo de cair na malha fina deve buscar a orientação profissional.

Saiba onde encontrar ajuda de graça para declarar o Imposto de Renda em 2025:

  • Atualmente, diversas instituições de ensino oferecem o serviço de forma gratuita;
  • Tradicionalmente os locais tem parceria com a Receita Federal que oferece suporte por meio do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), segundo o Jornal Folha de S. Paulo;
  • Em São Paulo, por exemplo, o serviço é oferecido pela universidade presbiteriana Mackenzie;
  • Além disso, também é possível contar com a ajuda profissional em algumas instituições de ensino como Etecs e Fatecs;
  • Para quem está em busca do serviço em seu estado, a recomendação é de que o cidadão busque a orientação em unidades de ensino que ofertam o curso de Ciências Contábeis;
  • Isso porque a ajuda profissional costuma ser oferecida pelos estudantes do curso em auxílio com professores e orientadores;
  • Caso conheça uma universidade que oferece o curso, o cidadão deve entrar em contato para conferir se o atendimento gratuito está disponível;
  • Vale lembrar que, em algumas situações, um preço simbólico pode ser cobrado pelo serviço.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, outra alternativa é entrar em contato com a Receita Federal do seu estado e questionar sobre parcerias com instituições de ensino.

Nesse caso, o contribuinte será direcionado para locais que oferecem o serviço com o auxílio da Receita e de forma gratuita.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.