URGENTE: Novas Regras do PIX entram em vigor em breve, anuncia o Banco Central

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Tem novidade vindo por aí com as novas regras do PIX anunciadas pelo Banco Central na última semana. Uma das principais alterações é a possibilidade de parcelamento das compras. Além disso, os consumidores também vão contar com atualizações importantes, conheça cada uma.

CaptionURGENTE: Novas Regras do PIX entram em vigor em breve, anuncia o Banco Central
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O pagamento instantâneo já se popularizou no Brasil e agora com as novas regras do PIX os consumidores vão aproveitar ainda mais. O Banco Central prepara novos elementos de segurança, possibilidade de parcelamento das compras e muito mais. Tudo para deixar ainda o método de pagamento ainda melhor.

As novidades foram anunciadas no dia 27 de março pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante a cerimônia de comemoração aos 60 anos do BC. Apesar de não entrarem em vigor agora é bom já ir se acostumando.

Novas regras do PIX

Confira todas as regras anunciadas pelo BC e apresentadas pelo O Globo:

Pix parcelado

Previsto para ser lançado em setembro de 2025, essa função vai permitir que o consumidor parcele as compras pagas via PIX. Para isso as instituições financeiras vão fornecer um crédito bancário.

Enquanto o consumidor pode pagar a compra parcelada, o comerciante recebe na hora, não precisando esperar alguns dias para o depósito. A função também deve ser disponibilizada para transferências entre pessoas físicas.

Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o PIX parcelado apresentando os bancos que já oferecem esse recurso.

Pix em garantia

Recurso disponível em 2026, com ele será possível usar o PIX como garantia de empréstimos. Com isso o Banco Central espera que as instituições financeiras aprovem o crédito de forma mais fácil.

Contudo, esse recurso deve estar disponível apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, os consumidores pessoa física não devem aproveitar essa função.

Reembolso PIX

Agora o Mecanismo Especial de Devoluções (MED) a contestação diretamente pelo app do banco. Esse recurso estará disponível em casos de golpes ou fraudes. Assim o consumidor não vai mais precisar do atendimento humano para conseguir o seu dinheiro de volta.

A previsão é de que os bancos disponibilizem o recurso a partir de 1º de outubro de 2025. No entanto, o BC já alerta que essa atualização não vai se aplicar aos erros de digitação ou desacordos comerciais.

Comprovantes mais claros

O recurso que já está em vigor desde o dia 1º de abril faz com que os comprovantes das transações sejam mais claros. Agora eles têm uma identificação visual obrigatória, assim o usuário pode identificar as transações feitas e as agendadas.

Com essa mudança o BC pretende combater os golpes que enganavam os comerciantes. Assim, agora o comprovante apresenta uma das seguintes informações:

  • Pagamento agendado juntamente com um calendário com relógio, mostrando que o pagamento está agendado para cair em determinado dia e horário;
  • Ícone de check, indicando que transferência foi feita.

Com essa atualização o comerciante vai conseguir conferir o status do pagamento em menos tempo, especialmente em momentos de muito movimento. Assim, os golpes do falso comprovante, por exemplo, devem ser reduzidos.

Essas medidas do Banco Central devem trazer mais segurança para consumidores e comerciantes e, como serão implementadas aos poucos, devem ser de fácil adaptação.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.