SãO PAULO (SP) — Direito de milhares de contribuintes brasileiros, o pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2025 já teve o seu calendário divulgado pela Receita Federal.

No entanto, a continuidade da greve de fiscais do órgão federal que já dura três meses poderá alterar o calendário da liberação da restituição do Imposto de Renda.
O alerta foi emitido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) para a possibilidade de atrasos na liberação de recursos.
A greve já tem provocado algumas dificuldades para os contribuintes. A principal delas foi o atraso na liberação do modelo pré-preenchido da declaração do Imposto de Renda.
Apesar do período de envio do documento ter sido iniciado no dia 17 de março, o modelo da declaração pré-preenchida só foi disponibilizado no dia 1º de abril.
Por isso, de acordo com o portal de notícias Metrópoles, existe o risco de atraso na liberação da restituição do Imposto de Renda.
Confira como está o calendário do pagamento da restituição do Imposto de Renda em 2025:
- 1º lote – pagamento previsto para o dia 30 de maio de 2025;
- 2º lote – pagamento previsto para o dia 30 de junho de 2025;
- 3º lote – pagamento previsto para o dia 31 de julho de 2025;
- 4º lote – pagamento previsto para o dia 29 de agosto de 2025;
- 5º lote – pagamento previsto para o dia 30 de setembro de 2025.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, os pagamentos deverão ser realizados levando em consideração uma ordem de prioridades determinada pelo Governo Federal.
Ela permite que os idosos a partir dos 60 anos recebam os valores de forma prioritária. Também entram na lista de prioridades as pessoas com deficiência e pessoas com doença grave, além dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O benefício também está disponível para pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX.