INSS divulga prazo para saque de benefícios; veja o que fazer se perder a data

Atenção, aposentados e pensionistas: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o prazo para o saque dos benefícios. Caso não seja retirado durante o tempo, o órgão pode suspender os benefícios. Assim, os beneficiários correm o risco de ficar sem o dinheiro. Veja o que pode acontecer se você passar do prazo. 

INSS divulga prazo para saque de benefícios; veja o que fazer se perder a data
Imagem: Jeane de Oliveira

 

Para oferecer uma medida de segurança e evitar o pagamento indevido, além de tentativas de fraude, o Governo Federal e o INSS criaram um prazo para que o pagamento das aposentadorias e pensionistas sejam sacados: 60 dias após a disponibilização do benefício. 

Caso a quantia não seja retirada pelo beneficiário, ela será devolvida pelo banco ao INSS. E eles só voltarão a receber o benefício quando regularizarem a situação. As informações são do próprio Governo Federal. 

Como regularizar o meu pagamento do INSS após perder o prazo de saque? 

Solicitar pelo Meu INSS:

  • Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);

  • Faça o login com CPF e senha.

  • Procure o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” e siga as instruções.

Solicitar pela Central Telefônica 135:

  • Ligue para o telefone 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h.

  • A ligação é gratuita, tanto de telefones fixos quanto de celulares.

Como evitar o bloqueio do benefício do INSS?

Segundo o Investidor, para evitar o bloqueio é necessário:

  • É importante retirar o benefício dentro do prazo determinado para evitar a suspensão dos pagamentos.
  • Atualize regularmente informações como endereço e telefone de contato para garantir que o INSS consiga se comunicar com o beneficiário.
  • Consulte o Meu INSS ou entre em contato com a central de atendimento 135 para verificar se há pendências ou situações que possam levar ao bloqueio.
  • Se houver dificuldades para sacar o benefício, procure o banco pagador ou entre em contato diretamente com o INSS para resolver o problema rapidamente.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).