Aposentados do INSS que aguardam o Governo anunciar se vai realizar a antecipação do 13º salário, podem ficar felizes com outra informação que ronda este recebimento: o reajuste do valor pago no 13º salário.
para o 13º salário do INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O reajuste do 13º salário é calculado com base no valor do salário mínimo, que em 2025 é de R$ 1.518,00. Esse aumento de 7,5% em relação ao ano anterior impactará diretamente o valor do benefício que pode ser antecipado, garantindo um poder de compra maior para os aposentados e pensionistas.
Impacto do reajuste do 13º salário
- Aumento do poder de compra: o reajuste do 13º salário permitirá que os aposentados e pensionistas tenham um fôlego extra no orçamento;
- Estímulo à economia: a injeção de recursos na economia, por meio do pagamento do 13º salário, impulsionará o consumo e o comércio local;
- Alívio financeiro: o abono representa um importante suporte financeiro para muitos aposentados e pensionistas, que dependem desse valor para complementar a renda e arcar com despesas extras.
A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, explica o que se sabe até agora sobre o 13º salário do INSS.
Calendário de pagamento
Ainda não há um calendário oficial para o pagamento do 13º salário em 2025. No entanto, é importante que os beneficiários fiquem atentos aos canais oficiais do INSS, como o site e o aplicativo Meu INSS, e o telefone 135, para obter informações atualizadas sobre as datas de pagamento, que podem ser realizadas antecipadamente, assim como em anos anteriores.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
- Aposentados do INSS;
- Pensionistas;
- Segurados que recebem auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
- Beneficiários de auxílio-reclusão.
Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não têm direito ao 13º salário, já que esse benefício segue regras diferentes.