Você pode estar acabando com seu bolso sem nem saber; entenda

Muitos brasileiros podem estar acabando com seu bolso sem sequer perceber, colocando em risco sua estabilidade econômica. Segundo uma pesquisa da Serasa, milhões de consumidores estão endividados, mas não fazem ideia disso porque não monitoram regularmente seu CPF ou CNPJ. O resultado? Restrição ao crédito, negativação do nome e dificuldade para contratar financiamentos ou serviços essenciais.

Você pode estar acabando com seu bolso sem
nem saber; entenda. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o levantamento, 57 milhões de consumidores possuem dívidas em aberto, e 19 milhões já estão com o nome negativado. No Rio de Janeiro, por exemplo, mais de 5 milhões de pessoas não têm ciência das próprias pendências financeiras, sendo que mais de 2 milhões já foram incluídas na lista de inadimplentes. Esse descuido pode estar literalmente acabando com seu bolso, tornando mais difícil conseguir crédito ou até mesmo realizar compras parceladas.

Falta de informação acabando com seu bolso

Segundo especialista da Serasa, em matéria da Agência Brasil, muitos consumidores só descobrem suas dívidas quando tentam contratar algum serviço, como financiamento, crediário ou cartão de crédito. Entre os principais motivos para esse desconhecimento estão a falta de monitoramento do CPF e CNPJ, dados cadastrais desatualizados e a falta de educação financeira.

A especialista Daniele Gomes, colaboradora do FDR, explica benefício liberado pela Serasa para mais de 2,83 milhões de brasileiros pagarem as contas.

Dicas para evitar o endividamento invisível

  • Monitore regularmente seu CPF/CNPJ: consulte sua situação financeira em plataformas como a Serasa e o SPC Brasil;
  • Mantenha seus dados cadastrais atualizados: informe seus dados corretos aos credores e às instituições financeiras;
  • Busque educação financeira: aprenda a controlar seus gastos, planejar seu orçamento e evitar dívidas desnecessárias;
  • Aproveite as oportunidades de negociação: não ignore as ofertas de descontos e negociação de dívidas.