Boa notícia! Período de solicitação da ISENÇÃO DO ENEM 2025 começa em breve

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Estudantes de baixa renda vão poder fazer o pedido de isenção do ENEM 2025 em alguns dias. O recurso garante que mais pessoas tenham a chance de fazerem a prova e assim concorrerem a uma vaga no ensino superior. Veja os prazos e requisitos.

Boa notícia! Período de solicitação da ISENÇÃO DO ENEM 2025 começa em breve
Imagem: FDR

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio. A primeira etapa será o pedido de isenção do ENEM 2025, que estará disponível neste mês de abril. Quem conseguir não vai precisar pagar da taxa de inscrição.

Apesar de o valor ainda não ter sido confirmado oficialmente, a expectativa é de o valor de 2024 seja mantido, assim os estudantes vão pagar R$85 para participarem das provas.

Quem pode pedir a isenção do ENEM 2025?

Pelas regras o Ministério da Educação, através do INEP, concede a isenção da taxa para quem atende aos seguintes perfis:

  • Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025); 
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio; 
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. 

Mas, atenção, quem estava inscrito em 2024 e não compareceu terá que apresentar a justificativa de ausência para conseguir nova isenção.

Cronograma do ENEM 2025

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril 
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio 
  • Período de recursos: 12 a 16 de maio 
  • Resultado dos recursos: 22 de maio 

Lila Cunha, especialista do FDR, apresenta o novo pacote de educação aprovado pelo Presidente Lula.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.