Uma nova tecnologia está surpreendendo os motoristas brasileiros: o pagamento das tarifas de pedágio da modalidade free flow. Apesar de facilitar o pagamento de multas através de um aplicativo, a medida também pode ser responsável por outra multa para os habilitados. Entenda!

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
O pedágio eletrônico free flow é um sistema de cobrança automatizada em que os veículos são identificados por câmeras e sensores em pórticos instalados nas rodovias, que leem as placas ou tags dos veículos. Assim, não há necessidade de reduzir a velocidade ao passar, bastando que o condutor siga o limite da via.
Segundo o jornal O Globo, até o fim de abril, a Secretaria Nacional de Trânsito deve publicar uma portaria para facilitar o pagamento das tarifas de pedágio da modalidade free flow.
Entenda como funciona o pedágio eletrônico e como ele pode forçar multas aos motoristas
-
A tecnologia free flow permite a cobrança de pedágio por meio de pórticos equipados com câmeras e sensores, sem a necessidade de parada do veículo.
-
Se o motorista não tiver a tag de cobrança automática, ele deve acessar o site da concessionária para efetuar o pagamento.
-
Após o registro, o motorista tem até 30 dias para pagar a tarifa;
-
Porém, caso não o faça até o final do prazo, o habilitado poderá ser multado em R$ 195,23, além de acumular cinco pontos na carteira, sem isenção da obrigação de pagar o pedágio à concessionária.
-
O motorista que não pagar a tarifa a tempo receberá um aviso de cobrança pelo app da CDT.
-
O aplicativo redirecionará o motorista para o site da concessionária para efetuar o pagamento.
-
A Secretaria Nacional de Trânsito publicará até o fim de abril uma portaria para facilitar o pagamento das tarifas de pedágio no sistema free flow.
-
O objetivo é regulamentar o uso do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) como meio facilitador de pagamento para motoristas sem a tag de cobrança.
- Após a publicação da portaria, as concessionárias terão um prazo de até 180 dias para se adequarem ao novo sistema de pagamento via CDT.
O pedágio free flow visa tornar o processo de cobrança de pedágio mais ágil, reduzindo o tempo de espera e melhorando o fluxo de tráfego nas rodovias.
Jamille Novaes, especialista do FDR, comenta sobre multas para os motoristas, confira.