OPORTUNIDADES no Serasa! Aprenda a aumentar o seu score e ganha vantagens em créditos

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — score Serasa é um importante “termômetro” usado pelas empresas para descobrir se o consumidor é confiável e pode ter o crédito aprovado. Aumentando a sua pontuação você acaba ganhado vantagens em créditos em mais empresas. Descubra o que é necessário para esse aumento.

OPORTUNIDADES no Serasa! Aprenda a aumentar o seu score e ganha vantagens em créditos
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Um bom histórico de pagamentos pode facilitar o acesso à empréstimos e crédito, por isso o score Serasa é tão importante. Portanto, ficar atento à sua pontuação a as possibilidades de melhorá-la é indispensável para todos os consumidores.

O score considera o histórico de pagamentos do consumidor. Assim, quanto maior a pontuação mais confiável ele é e conseguirá as melhores condições de crédito.

A pontuação vai de 0 a 1.000 (mil), contudo, apenas 0,73% das pessoas cadastradas possuem pontuação máxima, aponta o Extra.

Sete dicas para aumentar o seu score Serasa

Os consumidores podem aumentar score seguindo alguns passos simples, apontados pelo próprio Serasa, confira abaixo:

Pagando as contas em dia

O score considera principalmente o pagamento de contas em dia, para isso o Serasa usa o Cadastro Positivo, o recurso que armazena o histórico de pagamentos de contas diversas, como de cartão de crédito, água, energia, entre outras.

Sendo assim, a recomendação é que o consumidor mantenha os pagamentos sempre em dia, evitando atrasos.

Use mais o cartão de crédito

 Quando mais você usar o cartão de crédito no pagamento de suas contas, melhor poderá ser o seu score. Contudo, o Serasa lembra que o cartão só vai ajudar na pontuação se a fatura estiver sendo paga em dia.

Além disso, quanto antes um consumidor começa seu relacionamento com as instituições de crédito, mais o Score tende a aumentar, já que o tempo no mercado é outro dos fatores considerados.

 Renegocie dívidas com pagamento via PIX

O PIX faz com que o pagamento seja identificado mais rapidamente, especialmente se a renegociação for feita pelo Serasa Limpa Nome. Portanto, tanto o nome é limpo mais rápido, quanto o histórico melhora mais rapidamente.

Lembrando que toda a negociação de dívida pode aumentar o score, contudo, quando o pagamento é via PIX ele aumenta mais rapidamente.

Acompanhe sua pontuação de perto

Seguir acompanhando a movimentação da pontuação pode te ajudar a ter mais consciência sobre sua vida financeira. Assim você pode perceber quando é necessário fazer algo para aumentar a pontuação.

 Cautela no crédito

Sempre que o consumidor pede um empréstimo, parcelamento ou financiamento a empresa consultar o score e essa consulta fica registrada. Um excesso de solicitações pode ser interpretada como uma necessidade urgente de crédito, indicando problemas financeiros.

Portanto, as empresas poderão ter mais resistência em aprovarem o crédito.

“De três a quatro consultas em um período de seis meses já pode prejudicar o Score”, alerta o Serasa.

Mantenha os dados atualizados

A pontuação também considera as informações cadastradas pelo usuário, portanto quanto mais dados você informar, melhor será a sua pontuação nesse quesito. É importante, por exemplo, informar um e-mail válido. 

Ative a função Conexão Bancária

Com ela ativada a plataforma vai possibilitar uma construção da pontuação mais ativa, ou seja, o cidadão terá mais controle essa construção. Apenas o próprio usuário pode ativar a conexão bancária e permitir o compartilhamento das informações do Banco com o Serasa.

Marina Silveira, especialista do FDR, comenta sobre o novo empréstimo para trabalhadores CLT.

 

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.