Boca no trombone: governo quer ouvir sua opinião sobre assunto importante; entenda

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O governo federal abriu uma consulta pública sobre assunto importante que pode afetar o futuro das próximas gerações. Essa é a sua oportunidade de colocar a boca no trombone e dar opinar sobre as possíveis mudanças. Descubra sobre qual tema você pode colaborar.

Boca no trombone: governo quer ouvir sua opinião sobre assunto importante; entenda
Imagem: FDR

O governo quer saber a sua opinião sobre assunto importante e para isso abriu uma consulta pública. Com ela é possível ser participativo sobre os rumos que o país está tomando em uma das áreas mais fundamentais, a educação.

Colaborando você é participativo nas mudanças que vão refletir nas futuras gerações, quem sabe seus filhos ou netos sejam beneficiados.

Consulta pública sobre assunto importante

Até a próxima segunda-feira, 10 de março, os brasileiros poderão opinar sobre a educação em tempo integral. A consulta pública permite que você dê sua opinião sobre assunto importante.

Sendo assim a população acaba sendo mais participante na construção de uma agenda de debates sobre o tema. Essas discussões terão o objetivo de contribuir com a criação de um documento com as reais necessidades e os desafios da educação integral no Brasil.

A consulta é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE). 

“A consultapretende colher as contribuições de instituições como escolas;organizações sociais;faculdades;universidades;centros de pesquisa;centros de formação;institutos; organizações do serviço público;secretarias municipaiseestaduais;prefeituras e governos, entre outras”, explica o MEC.

A consulta pública, como o nome já diz, é o momento em que a população tem voz em assuntos importantes, como a educação em tempo integral, que poderá ser ampliada em breve.

A audiência pública está marcada para o dia 8 de abril de 2025, terça-feira, das 15h às 18h (horário de Brasília), através da plataforma Microsoft Teams e, presencialmente, no plenário do Conselho Nacional de Educação.

Como participar da consulta pública?

A participação é simples, você primeira precisa ler o texto referência elaborado pelo MEC, nele é possível encontrar algumas informações importantes. Uma das informações mais indispensáveis são as finalidades da educação em tempo integral:

  • Garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento integral;
  •  Prevenção das violências;
  • Promoção de direitos sociais, direitos humanos e da natureza;
  • Fomento da ciência, das tecnologias, das artes, das culturas e saberes de diferentes matrizes étnicas e culturais, do esporte e do lazer;
  • Fortalecimento da convivência democrática, da promoção da ética antidiscriminatória e de um ambiente socioambiental pacífico, saudável, diverso e inclusivo

Além disso, o texto também pontua que a educação em tempo integral deve reconhecer e valorizar a diversidade.

O documento está disponível páginade participação social do MEC, após a leitura é possível participar da consulta pública encaminhando uma mensagem manifestando interesse em participar para cneia@mec.gov.br até o dia 31/03/2025, segunda-feira, às 18h (horário de Brasília).

A partir das mensagens recebidas o CNE enviará, no dia 08/4/2025, para o e-mail fornecido, o link de acesso à sala virtual.

Educação em Tempo Integral

Implementado em 2023, oPrograma Escola em Tempo Integral(ETI) vem sendo implementado em todo o país. O objetivo é incentivar a matrícula em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.

A coordenação é feita pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MECe tema finalidadedeviabilizar o cumprimento daMeta 6 do Plano Nacional de Educação(PNE)2014-2024 (Lei nº13.005/2014):

“Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica”.

Neste ano o governo também laçou o Pé-de-Meia Licenciaturas, que incentiva a formação docente, explica a especialista do FDR, Laura Alvarenga.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.