SALESóPOLIS, SP — Para um bom empreendedor nenhuma data comemorativa é só um feriado, mas sim uma oportunidade de aumentar sua renda. Nós listamos os próximos eventos que devem estar no seu calendário para conseguir movimentar sua empresa e empreender com sucesso.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Observar o calendário e sinalizar as datas comemorativas é uma estratégia para conseguir alavancar as suas vendas. Dessa forma o empreendedor pode pensar maneiras inteligentes de usar uma ocasião especial para expandir seus negócios.
Datas comemorativas do calendário de 2025 para empreender
Estas são as datas comemorativas de 2025, e que podem ser usadas para campanhas publicitárias, promoções, lançamento de produtos, personalização do que já tem em estoque, e outros tipos de estratégias de venda.
Março
- 8 – Dia Internacional da Mulher
- 15 – Dia do Consumidor
- 20 – Dia Internacional da Felicidade
Abril
- 5 – Dia do Filho
- 13 – Dia do Beijo
- 20 – Páscoa
Maio
- 12 – Dia das Mães
- 24 – Dia Mundial do Hambúrguer
- 25 – Dia do Orgulho Nerd
Junho
- 7 – Dia Nacional do Vinho
- 12 – Dia dos Namorados
- 24 – Dia de São João
- 28 – Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
Julho
- 5 – Dia do Biquini
- 7 – Dia Internacional do Chocolate
- 10 – Dia da Pizza
- 13 – Dia Mundial do Rock
- 16 – Dia do Comerciante
- 20 – Dia do Amigo
- 24 – Dia Internacional do Autocuidado
- 26 – Dia dos Avós
- 31 – Dia do Orgasmo
Agosto
- 7 – Dia Internacional da Cerveja
- 11 – Dia dos Pais
- 18 – Dia da Informática
- 21 – Dia Internacional da Moda
Setembro
- 1 a 7 – Semana do Brasil (Black Friday Brasileira)
- 6 – Dia do Sexo
- 15 – Dia do Cliente
- 23 – Dia do Sorvete
Outubro
- 4 – Dia dos Animais
- 5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
- 12 – Dia das Crianças
- 15 – Dia do Professor
- 15 – Dia do Consumo Consciente
- 16 – Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação
- 29 – Dia do Livro
- 31 – Dia do Saci/Halloween
Novembro
- 1 – Dia do Veganismo
- 19 – Dia do Empreendedorismo Feminino
- 20 – Dia Nacional da Consciência Negra
- 28 – Black Friday
Dezembro
- 1 – Cyber Monday
- 25 – Natal
- 31 – Ano Novo
Quais as melhores áreas para empreender em 2025?
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os setores mais promissores para empreender em 2025, são na verdade, uma extensão do que deu certo no ano passado.
Veja abaixo a lista completa com os 10 segmentos que prometem ser os melhores para investimento e empreendedorismo este ano, segundo o Sebrae:
- Corretor de imóveis;
- Designer gráfico;
- Distribuidora de bebidas;
- Escritório de consultoria;
- Fábrica de produtos de chocolate;
- Loja de cosméticos e perfumaria;
- Papelaria;
- Imobiliária;
- Pet shop;
- Agência de viagens.
Cinco estratégias para aumentar as vendas online em 2025
A Magis5, um hub de integração e automação para marketplaces, compartilhou com o FDR dicas para o empreendedor alcançar o objetivo de vender mais no e-commerce.
Lei da Atração
- Uma página de vendas atrativa e bem projetada conecta o consumidor ao momento da compra;
- Todos os elementos da página, incluindo textos, imagens e chamadas para ação, devem ser pensados para levar o usuário diretamente à etapa final da jornada: a compra.
“O consumidor não está atrás apenas de um produto, mas sim de um benefício. Entenda qual atributo do item é mais chamativo e como isso pode melhorar a vida do consumidor. Use isso para chamar a atenção e convencê-lo de que ele precisa comprar aquele produto”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5.
Personalização
- Personalizar produtos deixou de ser mero modismo e passou a ser uma tendência forte e importante para “fisgar” e fidelizar os consumidores;
- Além disso, a personalização não só satisfaz o consumidor, mas também incrementa a imagem da marca, diferenciando-a do “lugar comum” e da oferta do “mais do mesmo” – algo cada vez menos desejado pelo comprador;
- Quem não gostaria de ter um produto exclusivo com o qual se identifique imediatamente?.
“Por meio dessas personalizações, é possível aumentar o poder de tomada de decisão dos negócios, melhorar o conhecimento sobre os clientes e gerar mais insights para o dia a dia“, ressalta Claudio Dias.
Otimização de Logística
- Tanto a espera do consumidor quanto a pressão da entrega têm gerado muita ansiedade em ambas as partes. Por isso, é muito importante que a empresa garanta o prazo acordado, baseado em um tempo realista, dentro da capacidade produtiva, disponibilidade de estoque e na logística de transporte.
Automação
- Manter-se competitivo significa aproveitar a tecnologia para agilizar suas operações e impulsionar o crescimento do seu negócio;
- A automação permite que o lojista se concentre nas decisões estratégicas, em vez de ficar preso às tarefas cotidianas;
- Por exemplo, um dos aspectos mais críticos da administração de uma loja é manter níveis de estoque precisos. Nesse sentido, um software de automação pode ajudar a gerenciar seu estoque, atualizando as quantidades de produtos em todas as plataformas em tempo real, reduzindo o risco de vendas excessivas ou rupturas de estoque;
- Uma plataforma de automação é projetada para automatizar ao máximo as atividades operacionais, beneficiando tanto o gestor quanto sua equipe.
Integração
- Diferente da automação, uma ferramenta de gestão integrada unifica o controle dos processos e indicadores da empresa. Ou seja, os empreendedores que precisam monitorar, otimizar os processos, acompanhar resultados e elaborar estratégias precisas para decisões mais assertivas encontram na gestão integrada a parceira ideal.
“É salutar para um lojista investir em soluções que ao mesmo tempo ofereçam integração e automação, pois ambos levam à eficiência operacional, escalabilidade, restando tempo para focar em estratégias de crescimento e inovação“, reforça Dias.