Caixa e BB preparam NOVO pagamento do PIS/PASEP neste mês

SALESóPOLIS, SP — A Caixa Econômica e o Banco do Brasil preparam para esse mês mais um pagamento do abono PIS/PASEP. Até o fim do calendário devem ser pagos R$ 30,7 bilhões para 24,4 milhões de pessoas que atendem aos critérios para se beneficiar do abono salarial. 

abono pis/pasep
Caixa e BB preparam NOVO pagamento do PIS/PASEP neste mês
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os pagamentos do PIS/PASEP pela Caixa e Banco do Brasil (BB) vão até agosto deste ano, seguindo a mesma ordem de liberação: o mês de nascimento do trabalhador. 

Os funcionários da rede privada recebem pela Caixa, eles são a maioria. Em fevereiro foram 1.845.317 de beneficiados contra 163.810 servidores públicos pagos pelo Banco do Brasil. 

Quem tem direito ao abono salarial esse ano?

Para receber o abono salarial, o trabalhador não pode ter tido um salário maior que R$ 2.640 em 2023 (ano-base).

De acordo com o Ministério do Trabalho, a partir do próximo ano esse valor será corrigido gradualmente até que atenda apenas quem ganha até um salário mínimo e meio.

Em todo caso, hoje para ter direito ao benefício é necessário:

  • Ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2023;
  • Ter recebido no máximo 2 salários mínimos naquele ano;
  • Estar inscrito no PIS/PASEP há mais de cinco anos;
  • Ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviada pela empresa.

Calendário de pagamentos do PIS/PASEP em 2025

O abono salarial do PIS/PASEP começou a ser pago no dia 17 de fevereiro. Os valores terminam de ser depositados em agosto, mas o prazo final para saque é dezembro.

Os depósitos serão repassados nas seguintes datas:

  • Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro;
  • Nascidos em fevereiro: 17 de março;
  • Nascidos em março e abril: 15 de abril;
  • Nascidos em maio e junho: 15 de maio;
  • Nascidos em julho e agosto: 16 de junho;
  • Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho;
  • Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto.

A partir de abril o cronograma passa a contemplar dois grupos por mês. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com