Mutirão de emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional vai até quinta-feira (27)

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Começou o mutirão de emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional. Os atendimentos são gratuitos e serão feitos até esta quinta-feira, 27, em diversos pontos. O atendimento é feito por ordem de chegada, veja quais os documentos necessários.

Mutirão de emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional vai até quinta-feira (27)
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro realiza um mutirão para a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional. O documento substitui o antigo RG e possui diversos elementos de segurança, como QR Code na versão digital. O mutirão acontece por causa da alta demanda de solicitações.

A emissão da CIN é gratuita e podem ser feita em todos os postos de identificação civil do Estado do Rio.

Mutirão de emissão da Nova Carteira de Identidade

  • Os atendimentos acontecem presencialmente me todos os postos de identificação do estado sem agendamento, segundo a capacidade de cada unidade.
  • A população será atendida das 8h às 17h. Enquanto nos postos localizados em shoppings o atendimento será das 9h às 18h.
  • A emissão começou a ser feito nos postos do Detran em 2023.
  • O documento usa o número do CPF como identificação do cidadão, abandonando o antigo número de RG.
  • Além disso, a CIN possui elementos de segurança e possibilita a integração entre diversos bancos de dados.

Documentos necessários para a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional

  • Segundo a especialista do FDR Lila Cunhaa emissão da CIN é gratuita em todas as unidades.
  • Os cidadãos precisam apenas apresentar certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante do CPF, informa o Detran-RJ.

No documento digital é possível inserir mais informações, como o número do título, do PIS, entre outros. Basta que o cidadão apresenta o documento que deseja inserir. Lembrando que a CIN substitui apenas o antigo RG.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.