PIX por aproximação começa a funcionar; veja como utilizar e não perder dinheiro

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A partir desta semana os consumidores poderão pagar suas compras de forma mais rápida com o PIX por aproximação. A novidade anunciada pelo Banco Central no ano passado deve impulsionar o comércio. Descubra como pagar suas compras agora.

PIX por aproximação começa a funcionar; veja como utilizar e não perder dinheiro 
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Diversos bancos já oferecem o PIX por aproximação, no entanto, a partir da próxima sexta-feira, 28, a oferta será obrigatória. Sendo assim, todas as instituições bancárias que participam do Open Finance terão que oferecer esta modalidade de pagamento de compras.

A funcionalidade foi anunciada pelo Banco Central no ano passado e deve reduzir ainda mais o tempo de pagamento das suas compras.

“É possível fazer um Pix aproximando o seu celular da maquininha, através do aplicativo do seu banco ou utilizando uma carteira digital oferecida por instituições autorizadas pelo BC. O Pix por aproximação é mais uma forma de fazer um Pix, que traz ainda mais conveniência”, explica o BC.

PIX por aproximação

  • Os usuários terão que vincular a conta bancária à uma carteira digital, parecido com o que já é feito no cartão de crédito.
  • Será necessário autorizar essa vinculação diretamente na instituição bancária em que você possui conta, explica o Banco Central.
  • O BC informou que inicialmente as transações por aproximação terão um limite de R$ 500.
  • Sendo que os usuários poderão diminuir esse limite quando desejarem.
  • A cada transação o usuário terá que confirmar o pagamento através da biometria, recurso que deve trazer ainda mais segurança para as operações.

Como usar o PIX por aproximação?

  • Primeiro é necessário cadastrar os dados da conta bancária em uma carteira digital, alguns bancos possuem carteiras próprias.
  • Após autorizar o uso, é só aproximar o celular da maquininha e realizar o pagamento.
  • Mas, cuidado, confira o valor e as informações na tela antes de aprovar a operação.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta mais sobre o PIX por Aproximação.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.