Mais de 15 mil vagas disponíveis! Governo vai ajudar inscritos no CadUnico a conquistarem emprego

SãO PAULO (SP) — Lançada nesta semana pelo Governo Federal, uma importante parceria deverá beneficiar os brasileiros inscritos no CadÚnico e que estão atrás de emprego. 

Mais de 15 mil vagas disponíveis! Governo vai ajudar inscritos no CadUnico a conquistarem emprego. (Imagem: FDR)

Com mais de 15 mil vagas disponíveis, o programa Autonomia e Renda foi criado após um acordo com a Petrobras. A iniciativa deverá ajudar os cidadãos que fazem parte do CadÚnico a conseguirem uma melhor colocação profissional.

Para tal, o programa irá oferecer qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e apoio para a entrada desses brasileiros no mercado de trabalho.

No anúncio oficial da parceria, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, detalhou os grupos que deverão ser priorizados pela iniciativa.

“Acreditamos que a geração de oportunidades é o que trará qualidade de vida e maior participação social para famílias que estão vulneráveis. Nossa prioridade são as pessoas inscritas no CadÚnico, em especial as pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros e membros de populações tradicionais e ribeirinhas”, afirmou para a Agência Gov.

Entenda como deverá funcionar a iniciativa que beneficia os inscritos no CadÚnico:

  • As oportunidades serão disponibilizadas entre os anos de 2025 e 2026;
  • Para tal, a empresa deverá oferecer qualificação profissional;
  • Os cursos serão voltados para as operações da empresa;
  • Para otimizar o processo, a Petrobras irá mapear quais setores possuem atualmente uma maior demanda por mão de obra qualificada;
  • As vagas deverão ser disponibilizadas em sua maioria para quem já cursou, no mínimo, até o 5º ano do ensino fundamental;
  • A perspectiva é de que sejam liberadas oportunidades nas seguintes áreas:
  • Caldeireiro, soldador, montador de andaime e pintura industrial;
  • Para quem tem o ensino médio também deverão ser liberadas oportunidades de qualificação para atender áreas como eletrotécnica, segurança do trabalho e mecânica.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a iniciativa deverá auxiliar milhares de brasileiros a conseguirem não apenas qualificação profissional, como também uma oportunidade no mercado de trabalho. Com o aumento da renda, as famílias deverão contar com melhores condições para suprir suas despesas mensais.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.