A gestão financeira pessoal é um desafio para muitos brasileiros. De acordo com o último levantamento da Serasa, mais de 73 milhões de pessoas estão endividadas. Já pensou em mudar de vida e garantir a sua estabilidade financeira? Veja o passo a passo para organizar as finanças e sair do vermelho.
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo o Investidor, o primeiro passo é realizar o bom e velho orçamento. Assim, é possível identificar quais fatores estão prejudicando as contas pessoais.
Com a organização, o trabalhador consegue separar quais são os gatos que são essenciais em sua rotina e quais são dispensáveis e que podem ser cortados.
Veja o passo a passo para sair do vermelho
Orçamento detalhado
- Identifique gastos essenciais e cortáveis.
- Utilize planilhas ou aplicativos como Mobills e Organize.
Disciplina financeira
- Seguir o planejamento é fundamental.
- Criar um orçamento sem cumpri-lo não resolve o problema.
Atenção às dívidas
- Evite ignorar dívidas para que os juros não saiam do controle.
- Priorize pagamentos e negocie quando necessário.
Uso consciente do cartão de crédito
- Não trate o crédito como uma renda extra.
- Certifique-se de que a fatura cabe no orçamento mensal.
Metas financeiras
- Defina objetivos de curto, médio e longo prazo.
- Exemplo: reserva de emergência, aposentadoria, compra de um bem.
Economizar regularmente
- Trate o investimento como um gasto fixo.
- Mesmo pequenas quantias fazem diferença no longo prazo.
5 maneiras de economizar dinheiro e ter uma renda extra em 2025
Com a chegada de 2025, muitos brasileiros pretendem mudar de vida ou, pelo menos, iniciar novos hábitos. Economizar está entre as metas mais escolhidas pelos trabalhadores. Por isso, reunimos cinco maneiras para te ajudar a economizar dinheiro e ter uma renda extra no novo ano.
- Venda de itens não usados: verifique em casa o que não está sendo utilizado e considere vender. Dê preferência a itens em bom estado;
- Aparelhos tecnológicos antigos, como câmeras analógicas e digitais, podem ter boa procura, já que estamos vivendo em uma época onde os anos 2000 estão sendo valorizados pelos mais jovens que não viveram a época;
- Utilize plataformas online, redes sociais ou brechós para vender.
- Programas de cashback: o cashback devolve um percentual do valor gasto em compras. Use aplicativos ou cartões de crédito que oferecem cashback para economizar a longo prazo.
- Compras em grupo: se junte com amigos ou familiares para comprar em maior quantidade e dividir os custos, como frete e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Confira mais dicas aqui.