URGENTE! Alterações no Simples Nacional são avaliadas em Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou alterações no Simples Nacional importantes. As mudanças, no entanto, chegam através de um recentemente, um requerimento de urgência para o projeto de lei complementar (PLP).

A medida visa permitir que micro e pequenas empresas possam gerem créditos tributários sobre receitas de exportação. Até o momento, este é um benefício que o profissional nesse regime não tem direito.

A apresentação do pedido, contudo, veio através do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Esta aprovação leva a votação por este PLP diretamente ao plenário, o que acelera a tramitação.

O advogado em uma mesa explicando sobre as Alterações no Simples Nacional

 

URGENTE! Alterações no Simples Nacional são avaliadas em Brasília / Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/FDR

O que muda com as alterações no Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado, criado para facilitar o pagamento de tributos por micro e pequenas empresas.

No entanto, as regras atuais impedem que essas empresas aproveitem créditos tributários — um direito que pode reduzir os custos para quem exporta.

A nova proposta, assim, integra o programa Acredita Exportação, lançado em 2024, e busca mudar esse cenário. A ideia é permitir que essas empresas possam recuperar ou abater impostos pagos em operações relacionadas à exportação.

Além disso, o projeto traz regras transitórias, que valerão até a conclusão da reforma tributária, prevista para 2032.

Dessa forma, o objetivo é incentivar a participação de pequenos negócios no comércio internacional, oferecendo condições mais competitivas.


Avanço rápido no Congresso

A aprovação do regime de urgência ocorreu em uma sessão rápida, com duração de apenas 6 minutos.

À condução da sessão foi pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Mesmo indicando recentemente que evitaria votações em regime de urgência, o requerimento foi aceito com pouca demora.

Além das alterações no Simples Nacional, os deputados também aprovaram cinco projetos de decreto legislativo (PDLs) em relação a tratados internacionais.

O que esperar daqui para frente?

Com o regime de urgência aprovado, a qualquer momento pode haver a decisão no plenário. Em caso de aprovação, as mudanças trarão um novo fôlego para micro e pequenas empresas, principalmente com quem está de olho no mercado internacional.

De todo modo, fica claro que essas alterações podem ser um passo importante para fortalecer o ambiente de negócios no Brasil. Afinal, essa é uma forma de ajudar no crescimento de empreendedores que atuam sob o regime do Simples Nacional.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.