Aposentados: saiba como se livrar do IPTU e conquistar isenção

SALESóPOLIS, SP — Alguns aposentados e idosos de baixa renda conseguem se livrar de um dos principais impostos cobrados todos os anos, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Para isso, devem atender aos critérios que são estabelecidos pelas prefeituras. 

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Aposentados: saiba como se livrar do IPTU e conquistar isenção
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O IPTU é um imposto anual cobrado pela prefeitura municipal. São obrigados a pagar os proprietários de imóveis que estão localizados na região urbana da cidade, e que por isso usufruem de: iluminação, saneamento básico, segurança, parques e praças. 

Quais idosos tem direito a isenção do IPTU?

Para fugir dessa cobrança anual, alguns idosos têm a isenção do IPTU, e são agraciados com o fim desse boleto. 

As regras que definem quais idosos ficam isentos da cobrança são diferentes em cada município, por isso é muito importante verificar como funciona esse benefício na sua cidade. 

Ainda que sejam diferentes, existe um modelo muito parecido e que normalmente é seguido pelos governos municipais isentando:

  • Idosos com mais de 60 anos de idade;
  • Aqueles que têm renda familiar de até 2 salários mínimos por mês;
  • Aqueles que têm apenas um imóvel em seu nome;
  • Aqueles que utilizam o imóvel para uso residencial e não comercial.

Regras para o imóvel

  • O imóvel deve estar em nome do idoso;
  • O imóvel não pode ser usado para outros fins que não o residencial;
  • O idoso deve morar no imóvel;
  • A cidade pode inserir um valor de mercado limite para acatar a isenção da propriedade, ex.: até R$ 180 mil. 

Como pedir a isenção do IPTU para idosos

A isenção do IPTU para idosos não é concedida automaticamente. Ao atender as regras que são exigidas pela prefeitura municipal, o cidadão precisa fazer o pedido de isenção dentro do prazo e enviar para análise. 

Depois de todos os documentos serem entregues, e verificando que de fato aquele proprietário tem direito ao benefício, finalmente a isenção é liberada e o imposto deixa de ser cobrado. 

  • Acesse o site da prefeitura municipal;
  • Procure por “IPTU” e em seguida “Isenção”;
  • Agora, escolha “Pedir isenção”;
  • Verifique se o pedido é feito online, ou pessoalmente na prefeitura. 

Atenção! Há um prazo para fazer esse pedido e conseguir a isenção no IPTU 2025, é importante verificar esse cronograma para saber se o período foi encerrado. 

Documentos necessários para pedir isenção do IPTU

  • Último comprovante de rendimento mensal e o do cônjuge ou companheiro, se houver;
  • Caso o cônjuge ou companheiro, se houver, não receba benefício previdenciário, deverá apresentar Declaração de Benefícios emitida pelo INSS;
  • Última declaração do Imposto de Renda, junto com o protocolo de entrega (bem como o do cônjuge, se houver);
  • Título de propriedade do imóvel;
  • Conta de luz emitida há menos de dois meses;
  • CPF, RG ou CNH (também do cônjuge ou companheiro, se houver);
  • Certidão de casamento ou o respectivo formal de partilha ou escritura pública correspondente;
  • Certidão de óbito (se o pedido for feito pelo pensionista, com o respectivo formal de partilha ou escritura pública correspondente);
  • Carnê do IPTU do último exercício;
  • Outros documentos que possam ser solicitados durante a análise do processo para a obtenção da isenção.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com