Os Idosos +60 em ALERTA, sem dúvida, viram que o Governo Federal acaba de divulgar um comunicado importante!
A notícia, pode impactar diretamente o bolso desse grupo, já que se trata da Carteira do Idoso. Este benefício oferece acesso a vantagens em transportes interestaduais e facilita o acesso a outros direitos.
Então, se você tem mais de 60 anos ou conhece alguém que pode se beneficiar, fique atento às mudanças e saiba como garantir esse direito.
O que é a Carteira do Idoso e quais os benefícios?
A Carteira do Idoso é um documento oficial que garante passagens gratuitas ou com desconto.
Quando não houver passagem gratuita disponível, o idoso tem direito a menos 50% de desconto em viagens interestaduais de ônibus, trem e embarcações.
Além disso, pode facilitar o acesso a outros serviços públicos que se voltam à terceira idade.
Quem tem direito e como solicitar?
Para ter direito à Carteira do Idoso, é necessário atender a alguns critérios:
- Ter 60 anos ou mais;
- Possuir renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
O pedido da Carteira do Idoso pode ser feito gratuitamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade onde o idoso reside.
No dia, é necessário apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de renda. E claro, é fundamental estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O que mudou no comunicado recente?
O Governo Federal reforçou a importância da atualização do CadÚnico para manter o direito à Carteira do Idoso.
Portanto, quem não atualizar os dados corre o risco de ter o benefício suspenso. Além disso, o comunicado também destacou medidas para facilitar a emissão digital do documento, tornando o processo mais rápido e acessível.
Com essa novidade, os Idosos +60 em ALERTA não podem perder esta oportunidade de pedir a Carteira do Idoso!.
Até porque estamos falando de um direito que garante economia e facilita o acesso às viagens interestaduais para aqueles que mais necessitam.
De todo modo, com a nova exigência de atualização no CadÚnico, é essencial se atentar para evitar a perda do benefício. Em caso de maiores dúvidas, não deixe de procurar o CRAS da sua cidade e peça sua Carteira do Idoso o quanto antes!